R$ 18 BILHÕES DE INVESTIMENTO!

Lote 4 de rodovias do Paraná é arrematado com desconto de 21,3%

Leilão do Lote 4 das concessões rodoviárias do Paraná foi vencido pelo Grupo EPR, com desconto de 21,3% e previsão de R$ 18 bilhões em investimentos.

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Foto: Jonathan Campos/AEN

O Lote 4 do pedágio no Paraná foi arrematado nesta quinta-feira (23) pelo Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, durante o leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O grupo apresentou o maior desconto entre os participantes (21,30%) sobre a tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 0,1678 por quilômetro.

Com a vitória, o Grupo EPR amplia sua atuação no Estado, já que também administra os Lotes 2 e 6 das concessões rodoviárias paranaenses. O novo contrato abrange um dos trechos mais estratégicos da malha rodoviária estadual, com impacto direto em 33 municípios das regiões Norte, Noroeste e Oeste.

Investimento bilionário em obras

O Lote 4 contempla 627,52 quilômetros de rodovias, conectando Cornélio Procópio a Guaíra e Maringá a Nova Londrina. O investimento previsto é de R$ 18 bilhões em obras de ampliação, manutenção e conservação ao longo dos 30 anos de contrato.

Como o desconto oferecido superou os 18%, o edital prevê um aporte adicional de R$ 358,2 milhões pela concessionária, valor que poderá ser destinado a novos investimentos no futuro.

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Fazem parte do conjunto de obras quase 240 quilômetros de duplicações, com destaque para as obras da PR-323, entre Maringá e Guaíra, além da construção de novas pistas na BR-376, entre Paranavaí e Loanda.

Os projetos também preveem construções de pontes, ciclovias e passarelas, além de contornos rodoviários em Londrina, Maringá, Nova Londrina e Itaúna do Sul, com a proposta de desviar o trânsito na região urbana dessas cidades.

Principais obras do Lote 4

O projeto inclui 114,6 km de duplicação entre Doutor Camargo e Umuarama, com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ivaí, além de 101 interseções em desnível, 56 passarelas e 50,5 km de ciclovias.

Em Londrina, será implantado o Contorno Norte, com 30,1 km, interligando as rodovias BR-369 e PR-445. Já em Maringá, o Contorno Sul terá 19,2 km e quatro novos viadutos, incluindo um modelo “trombeta”.

Segundo estimativas do governo, as obras devem gerar mais de 157 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento regional.

Redução nas tarifas de pedágio no Paraná

Além das obras, a concessão do Lote 4 do pedágio no Paraná garante tarifas mais baratas em comparação aos antigos contratos.

Conforme o estudo do Grupo EPR, a praça de Jataizinho terá redução de 61% sobre a tarifa anterior, enquanto a praça de Mandaguari deve ter desconto de 48%, e o pedágio de Presidente Castelo Branco pode ter redução de até 47% no valor da tarifa.

Usuários que utilizarem tags automáticas terão 5% de desconto adicional, e o Desconto de Usuário Frequente (DUF) reduzirá progressivamente o valor para quem trafegar com frequência no mesmo trecho. Motociclistas serão isentos da cobrança.

Modelo paranaense de concessões é referência nacional

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o novo modelo de concessão é resultado de um planejamento eficiente entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da ANTT.

“Montamos um modelo que deu certo. No passado, o pedágio no Paraná era sinônimo de tarifas caras e poucas obras. Hoje temos grandes descontos e resultados concretos”, afirmou o governador.

Próximas etapas do programa

O leilão do Lote 5, último do pacote de concessões, está marcado para 30 de outubro, também na B3. Com ele, o programa de concessões do Paraná totalizará 3,3 mil quilômetros de rodovias, abrangendo R$ 60 bilhões em investimentos e um prazo de 30 anos.