Política
STF mantém prisão preventiva de Jair Bolsonaro
conquista
Projeto ajuda a cidade a receber financiamentos futuros.
Pinhais integra a lista de 69 municípios brasileiros escolhidos para o Projeto AdaptAÇÃO, iniciativa do Governo Federal anunciada nesta segunda-feira (17) durante a COP30, em Belém (PA).
A seleção garante à cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) assessoria técnica especializada para revisar seu planejamento urbano, com foco específico no enfrentamento de eventos climáticos extremos.
A proposta do município, elaborada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur), foi aprovada em um edital concorrido que buscou projetos focados na mitigação de riscos, como alagamentos e aumento da vulnerabilidade social.
LEIA TAMBÉM
Segundo o governo federal, a iniciativa beneficiará diretamente regiões onde vivem quase 23 milhões de pessoas.
Ao ingressar no AdaptAÇÃO, Pinhais ganha acesso a uma consultoria de ponta para incluir a “variável climática” em suas leis de uso e ocupação do solo.
Além da atualização técnica, a participação serve como um “selo de qualidade”, em que o município estará credenciado para participar de editais de financiamento e receber recursos federais destinados a obras de adaptação e sustentabilidade.
As atividades ocorrerão entre janeiro e dezembro de 2026. O pacote de ações inclui:
Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS