Política

Paraná gera quase um terço das vagas de emprego do Sine no Brasil

O Paraná lidera o ranking nacional de geração de empregos via Sine em 2025. São mais de 102 mil contratações até julho.

parana-gera-vagas-de-emprego-sine

O Paraná segue na liderança nacional quando se fala na geração de vagas de emprego. Um levantamento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) mostra que o estado foi quem mais contratou trabalhadores pelas Agências do Trabalhador. Foram 102.700 contratações entre janeiro e julho de 2025.

Isso representa 28% do total dos postos de trabalho de todo o Brasil. O Paraná ficou muito à frente do Ceará, segundo colocado com 35 mil contratações e de São Paulo, terceiro no levantamento do Sine, com 27.900 vagas.

Aumento de vagas de emprego disponíveis pelo Sine é resultado de investimento

O desempenho é o resultado de uma série de ações do governo estadual, que incluem a modernização da infraestrutura, a realização de mutirões de emprego e o fortalecimento de parcerias com empresas de diversos setores.

Para alcançar a liderança na geração vagas de empregos nas Agências do Trabalhador, o estado investiu mais de R$ 12 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Os recursos foram aplicados em melhorias estruturais das agências, aquisição de novos equipamentos, reformas e na oferta de cursos profissionalizantes gratuitos em mais de 300 municípios. Além disso, houve um reforço no treinamento das equipes para otimizar o atendimento ao público.

LEIA TAMBÉM

Mutirões de emprego ampliaram contratações pelo Sine

Uma das principais estratégias adotadas pelas Agências do Trabalhador, que fazem parte do Sine, foram os mutirões de contratação. Só em 2025, o Paraná já realizou mais de 100 eventos do tipo, com 23 mil vagas abertas e quase 1.600 contratações imediatas.

Na capital, Curitiba, foram realizados 27 mutirões, que resultaram na oferta de 17 mil vagas de trabalho e 4.500 encaminhamentos para processos seletivos.

O desempenho de julho também merece destaque. Foram com 16.100 contratações, um aumento de 11% em relação ao mesmo mês no ano anterior, marcando o melhor resultado para o período em anos.

Para conferir as vagas de emprego disponíveis, acesse o Massa.com.br.