Nova proposta
Debate sobre anistia a Bolsonaro toma conta do Congresso
Transparência Administrativa
O Paraná se destaca em novo levantamento da USP, liderando a lista dos Estados mais transparentes do Brasil.
Um levantamento da Universidade de São Paulo (USP), realizado pelo Laboratório de Governo (LabGov), revelou que o Paraná é o Estado mais transparente do Brasil.
O estudo analisou os portais de transparência dos executivos federal, estaduais e das capitais, avaliando 44 quesitos no período do segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024.
O Paraná não apenas liderou a lista, mas também repetiu o excelente desempenho da edição anterior, de dois anos atrás. O Estado cumpriu 95,83% de todos os critérios analisados, demonstrando consistência em suas práticas de transparência.
A pesquisa avaliou a transparência não só pela divulgação das informações, mas também pela acessibilidade dos portais, considerando o design e o layout intuitivos. Essa abordagem mais completa reforça a qualidade do resultado obtido pelo governo paranaense.
LEIA TAMBÉM
Além do Paraná, outros governos se destacaram positivamente. A capital Porto Alegre (RS) foi a melhor avaliada entre as capitais, alcançando o segundo lugar no ranking geral com 95,59% dos critérios atendidos.
Em terceiro lugar, veio Cuiabá (MT), com 93,63%. Já Sergipe e Rio Branco (AC) tiveram os piores desempenhos entre os Estados e capitais, respectivamente.
A segunda edição do Ranking da Transparência Administrativa, que incluiu novos critérios de avaliação, confirma a liderança do Paraná e destaca a importância da acessibilidade nas plataformas de dados governamentais.
O estudo, conduzido pela Faculdade de Direito da USP, serve como um guia para aprimorar a governança pública e a transparência em todo o país.
CONTEÚDOS RELACIONADOS