Política
Partidos coligados com Ratinho Junior elegem 40 deputados


O governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), deve ter a maioria absoluta dos deputados estaduais a partir de 2023. Os partidos que fizeram parte da coligação ‘A mudança não para, pra frente Paraná’ elegeram 40 dos 54 parlamentares da Assembleia Legislativa (Alep), o correspondente a 74% de todo o Legislativo estadual.
Participaram da coligação os partidos PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, União Brasil, PMB, PP, Agir, Pros e PTB. O maior número de deputados ficou com o PSD, partido de Ratinho Junior e seu vice, Darci Piana: foram 15 deputados eleitos, número que só perde para o PMDB de 2006, que elegeu 17 parlamentares para a Alep (considerando apenas os votos em urna, descontando suplentes que assumiram o mandato ao longo das legislaturas).
O União Brasil, partido do senador eleito Sergio Moro, aparece com sete deputados estaduais, mesmo número do PT, que integrará a bancada de oposição. Na sequência, vem o PL, do presidente Jair Bolsonaro, e o PP, com cinco parlamentares cada.
O Republicanos conseguiu eleger três deputados, enquanto MDB, Pros, Podemos e PSDB elegeram dois parlamentares cada. O Solidariedade terá um representante na Alep.
Veja a representação de cada partido na Alep:
- PSD: 15
- União Brasil: 7
- PT: 7
- PP: 5
- PL: 5
- Republicanos: 3
- PSDB: 2
- Podemos: 2
- Pros: 2
- MDB: 2
- PDT: 1
- PSB: 1
- Cidadania: 1
- Solidariedade: 1