SOS RIO BONITO DO IGUAÇU
Paraná coloca presos para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu
Maior obra do Paraná
A maior obra de infraestrutura do Paraná avança em ritmo acelerado, com 80%.
A obra da Ponte de Guaratuba atingiu 80% de execução, com avanços significativos no trecho estaiado e nas ciclovias e calçadas. A ponte é considerada uma das maiores obras de infraestrutura no Paraná.
O projeto, conduzido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), segue dentro do cronograma e tem previsão de conectar o Litoral paranaense.
Atualmente, o trecho estaiado da ponte já alcançou 173 metros, enquanto o trecho pré-moldado soma 596,9 metros concluídos. Veja:
LEIA TAMBÉM
O trecho estaiado, considerado o mais emblemático da obra, é responsável por cruzar o canal de navegação da Baía de Guaratuba, com um vão-livre de 160 metros.
No apoio 4, já foram construídos sete pares de aduelas, somando 92 metros, e no apoio 5, seis pares, totalizando 81 metros. Também foram instalados nove pares de estais, cabos de aço tensionados que dão sustentação à estrutura e transferem o peso do tabuleiro para as torres principais.
Além da parte estrutural, estão em andamento as obras das ciclovias, calçadas e guarda-corpos. As pistas terão barreiras de concreto e proteção lateral de 1,30 metro de altura, garantindo segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, sem comprometer a vista da baía.
Os acessos à Ponte de Guaratuba também estão em fase avançada.
Em Guaratuba, com 940 metros de extensão, já foram escavados 60 mil metros cúbicos de material e concluídas as contenções com solo grampeado e estacas raízes.
Em Matinhos, com 880 metros, seguem os trabalhos de terraplenagem, drenagem e pavimentação, além da construção da cabeceira da ponte com solo reforçado e placas de concreto.
LEIA TAMBÉM
A construção da Ponte de Guaratuba é coordenada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e do DER/PR, com execução do Consórcio Nova Ponte.
A população pode acompanhar o andamento das obras em tempo real por meio das câmeras de monitoramento disponíveis no site oficial.
Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Povos Indígenas
Operação Sem Desconto
POLÊMICA
SOS RIO BONITO DO IGUAÇU