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NOVO LITORAL!
Dois dos maiores projetos rodoviários e de mobilidade do Paraná avançam e prometem transformar a conexão entre cidades litorâneas.
As obras da Ponte de Guaratuba atingiram 70% de execução, segundo o boletim técnico de julho, e seguem dentro do prazo de entrega. Além do andamento avançado dessa obra, a duplicação da PR-412, entre Matinhos e Pontal do Paraná, promete transformar o turismo e a vida dos moradores do Litoral do Paraná
A estrutura, que ligará Guaratuba a Matinhos pela PR-412, promete eliminar a dependência do ferry boat e oferecer mais segurança e agilidade no trânsito entre as cidades.
Os acessos viários da Ponte de Guaratuba estão em ritmo acelerado e o andamento das obras segue dentro do cronograma. No lado de Guaratuba, são cerca de 940 metros de extensão, incluindo rotatória para acesso ao centro e à praia de Caieiras, além do rebaixamento de morro para melhorar a rampa existente.
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Já no lado de Matinhos, o acesso tem 880 metros e inclui melhorias de drenagem e terraplenagem. Ao todo, a obra tem 3,07 km de extensão.
O trecho estaiado, parte mais imponente da ponte, já teve a infraestrutura e mesoestrutura das torres principais concluídas. A execução das aduelas avança pelo método dos balanços sucessivos, enquanto a superestrutura recebe vigas longarinas e pré-lajes de concreto. Até agora, foram lançadas 96 vigas e concretadas 10 das 23 lajes previstas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca que a meta é concluir a ponte em 2026, integrando-a a um pacote histórico de investimentos no Litoral.
Além da atualização sobre o andamento da Ponte de Guaratuba, outra frente importante de obras é a duplicação da PR-412 (Rodovia Máximo Jamur) no trecho de 14,28 km entre Matinhos e Praia de Leste, em Pontal do Paraná.
Com investimento de R$ 274 milhões, o projeto inclui pistas de concreto, ciclovia, pistas de caminhada, iluminação em LED e novas pontes e viaduto.
As intervenções começaram com a construção das marginais, que servirão como rotas alternativas enquanto a pista central é duplicada. O pavimento rígido de concreto, mais resistente e durável que o asfalto, foi escolhido para suportar melhor o tráfego intenso e o clima úmido do Litoral.
As marginais terão vagas de estacionamento, calçadas e ciclovias bidirecionais. Entre as obras complementares estão duas novas pontes — sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário — e um viaduto no entroncamento com a Avenida Curitiba. A drenagem será executada sob as marginais, reduzindo transtornos e acelerando o cronograma.
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