Reconhecimento

Paraná é eleito o terceiro estado mais competitivo do Brasil

Paraná se consolida no 3º lugar do Ranking de Competitividade dos Estados, com avanços em educação, inovação e sustentabilidade ambiental.

ranking-de-competitividade-dos-estados
Foto: Albari Rosa / AEN

O Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27), consolidou o Paraná como o terceiro estado mais competitivo do Brasil pelo quarto ano consecutivo.

Ranking de Competitividade dos Estados coloca Paraná no top 3

Com nota 71,6, o estado se mantém atrás apenas de São Paulo (81) e Santa Catarina (79,6), destacando avanços em educação, inovação, sustentabilidade e eficiência da gestão pública.

Entre os principais resultados do levantamento, o Paraná obteve:

  • 4º lugar em educação, liderando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
  • 4º lugar em inovação, com salto na concessão de bolsas de mestrado e doutorado;
  • 6º lugar em solidez fiscal, após subir duas posições;
  • 2º lugar em sustentabilidade ambiental, liderando a transparência no combate ao desmatamento;
  • 3º lugar em eficiência da máquina pública;
  • 4º lugar em capital humano, com avanços no mercado de trabalho;
  • 5º lugar em sustentabilidade social, que reúne indicadores de saúde, desigualdade e moradia.

O estado também se destacou em reciclagem de resíduos, coleta seletiva e combate ao desmatamento, com redução expressiva na devastação da Mata Atlântica em 2024.

Educação e capital humano em evidência

O Paraná lidera indicadores ligados ao ensino básico e avançou sete posições na taxa de frequência líquida no Ensino Fundamental. No mercado de trabalho, registrou crescimento na produtividade e na qualificação dos trabalhadores, passando a ocupar a 6ª posição nesse pilar.

Em saneamento básico, o estado está em 3º lugar no acesso à água e em 2º na cobertura vacinal da população, reforçando a área de sustentabilidade social.

LEIA TAMBÉM

Gestão pública e sustentabilidade

Na máquina pública, o Paraná subiu 12 posições no índice de transparência do Ranking de Competitividade dos Estados, consolidando-se em 4º lugar nacional. A gestão estadual também mantém bons resultados em liquidez, solvência fiscal e equilíbrio das contas, o que garantiu a nota máxima (Capag-A) em 2024.

O estado se mantém como referência em sustentabilidade ambiental, sendo vice-líder nacional, com destaque para a fiscalização contra o desmatamento e ações de preservação.

Municípios paranaenses no ranking de cidades

O relatório também avaliou municípios. Curitiba entrou no grupo das cinco cidades mais competitivas do Brasil, com avanços em economia, sociedade e capital humano. Maringá aparece em 7º lugar, enquanto Londrina, Paranavaí, Francisco Beltrão, Pinhais, São José dos Pinhais, Pato Branco, Campo Mourão, Cascavel, Ponta Grossa, Araucária e Toledo também figuram no top 100 nacional.

Para mais notícias sobre política, acesse o Massa.com.br.