Política
Tudo o que você precisa saber para as eleições deste domingo


Quase 8,5 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (2) para escolher cinco representantes para cargos no Executivo e no Legislativo. Em todo o país, são mais de 156 milhões de eleitores aptos a votarem.
A votação acontece das 8h às 17h (horário de Brasília) e os eleitores terão que escolher candidatos para cinco cargos, na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O eleitor também pode optar por anular ou votar em branco.
Documentos necessários para votar
Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, pois a apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. Assim, no momento da votação, serão aceitos a identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe.
Há ainda a possibilidade de a eleitora ou o eleitor votar apresentando o e-Título. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.
O que pode levar?
Eleitores poderão ir às seções usando peças de roupa com símbolos ou números de candidatos, desde que a manifestação seja silenciosa, caso contrário pode ser configurado o crime eleitoral de boca de urna. Também é permitido votar de bermudas, chinelo ou até descalço, conforme o TSE.
O eleitor também pode levar o celular até o local de votação, principalmente por causa do aplicativo e-Título, mas o aparelho deverá ser entregue aos mesários quando a pessoa for até a cabine de votação para deixar seus votos.
Também é indicado que o eleitor leve uma ‘colinha’ com os números de seus candidatos, para evitar atrasos no momento da votação.
Como consultar meu local de votação?
A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou da eleitora, ou do número do título eleitoral, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio da opção Consulta por nome é possível verificar o número do título.
O local de votação também pode ser consultado pelo Autoatendimento do eleitor – Título Net (em ‘onde votar) e pelo aplicativo e-Título.
Leia também:
- TRE distribui urnas eletrônicas aos locais de votação no Paraná
- Justificativa de ausência na votação pode ser enviada online
- TRE-PR define urnas eletrônicas que serão auditadas no Estado
- Quociente eleitoral e quociente partidário: entenda como os deputados são eleitos
- Saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo
- Lei Seca no domingo de eleições é revogada no Paraná
- Veja o que é considerado crime eleitoral no dia das eleições
- Eleições 2022: o que fazem os mesários durante o processo de votação