Violência de gênero
Governo cria dia em homenagem às vítimas de feminicídio
Nova decisão
Ao todo, 74 países foram afetados pelas novas medidas do presidente americano.
Em uma decisão que impacta diretamente milhares de viajantes, o Governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (14), o congelamento da emissão do visto americano para cidadãos de 75 nações, entre elas, o Brasil.
Além do Brasil, a lista também inclui países como Rússia, Irã, Colômbia, Uruguai e Tailândia. A medida foi confirmada pelo Departamento de Estado norte-americano após uma publicação da imprensa americana.
LEIA TAMBÉM
A suspensão do visto americano ocorre em meio a uma nova estratégia de defesa e política externa do governo de Donald Trump, apresentada no final de 2025.
Analistas apontam que a iniciativa faz parte de um endurecimento das políticas anti-imigração, focando agora na restrição da entrada legal de estrangeiros e na concessão de novos documentos de viagem ao longo de 2026.
Além do congelamento, o memorando indica novos critérios de saúde que podem barrar a entrada de visitantes. Segundo informações da Associated Press, Washington estuda restringir vistos para pessoas idosas ou com doenças crônicas, como obesidade severa, hipertensão e ansiedade.
A diretriz visa limitar o ingresso de estrangeiros que possam representar custos ou demandas futuras ao sistema de saúde do país.
Estudantes também enfrentam regras mais rígidas. Para obter o visto de intercâmbio, os candidatos agora devem desbloquear seus perfis em redes sociais para análise prévia do governo.
O objetivo é identificar conteúdos considerados hostis às instituições, cultura ou princípios fundamentais dos Estados Unidos.
Para quem já possui entrevista agendada ou processo do visto americano em andamento, a recomendação é acompanhar as atualizações nos canais oficiais da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
Informações sobre o status de pedidos específicos e possíveis exceções devem ser consultadas diretamente no portal do Departamento de Estado (travel.state.gov) ou através do sistema de agendamento de vistos onde o candidato está cadastrado.
Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Violência de gênero
chega de espera
URGENTE
Cirurgia de hérnia inguinal