Saúde

7 em cada 10 brasileiros gostam de ter e cuidar de plantas, revela pesquisa

pexels-designecologist-1005058-scaled
Foto: Designecologist/ Pexels

O Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Datafolha para compreender os hábitos e preferências dos brasileiros com relação à sua casa, revela que 69% das pessoas gostam de cultivar plantas em seus lares e 57% afirmam gostar de enfeitar a casa com flores. 

A preferência por ter e cuidar de plantas é ainda maior para pessoas com mais de 60 anos, chegando a 80% dos respondentes, e as mulheres são as que mais veem nelas uma forma de decorar o lar. Durante a pandemia, o hábito de cuidar de plantas ou do jardim passou a ser mais frequente para 37% dos entrevistados. 

Como forma de identificar também a renovação dos espaços, a pesquisa mostra que 51% dos entrevistados já fizeram algum tipo de reforma em seus lares, sendo 28% por motivos estéticos, 12% por razões estruturais, 5% para construção de um novo cômodo e 4% para sua ampliação. As classes AB são as que mais dizem ter feito uma mudança na casa: o percentual de pessoas nessa faixa que já fizeram alguma reforma  chega a 70%. 

Itens mais desejados em casas e apartamentos

O Censo QuintoAndar de Moradia mostra ainda que, dentre os moradores de casas, objetos como painel de energia solar (73%), cisternas (60%), sistema de câmera de segurança (59%), piscina (54%) e alarme (53%) são os mais almejados pelos brasileiros – reforçando a economia, a sustentabilidade e a segurança como prioridades. Já nos apartamentos, a preferência é por painel de energia solar (74%), academia (58%), composteira doméstica (53%), espaço para animais de estimação (52%) e piscina (52%).

Quarto é cômodo preferido, mas perde em conforto

Considerado por 42% das pessoas como o local preferido da casa, o quarto teve nota média de 8,1 em decoração, segundo a pesquisa, e apenas 6,9 em conforto. É a maior distância entre os dois quesitos pesquisados. Os cômodos com maior nota de satisfação com relação à decoração foram: suíte (8,7), escritório (8,6), sala de estar (8,3). Já dentre os mais confortáveis estão: escritório (8,2), suíte (7,7), sala de estar (7,6), varanda (7,6) e quintal/área externa (7,3). 

“Estes dados auxiliam o setor imobiliário a entregar as ofertas mais alinhadas aos desejos das pessoas e as empresas de casa e decoração a pensar em produtos que atendam essas expectativas. Com todo o ecossistema alinhado, é possível seguir com nosso propósito de ajudar os brasileiros a viverem melhor”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar. 

Metodologia da pesquisa 

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.