Boletim de Balneabilidade

85% das praias do Litoral são próprias para banho; veja os pontos imprórios

Recomendação é evitar a água nos pontos impróprios devido a contaminação oferecer riscos à saúde.

praias-proprias-parana
Foto: SECOM

Uma análise feita em 49 pontos do Litoral paranaense aponta que 85% das praias do Paraná são consideradas própria para banho. Em apenas sete locais a água é considerada imprória. Veja a lista mais abaixo.

O levantamento, realizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), analisou pontos na Ilha do Mel, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Antonina. Conforme o resultado, na Ilha do Mel, em Paranaguá, cinco dos seis locais analisados estão próprios, com destaque para as praias do Farol, de Fora e Grande, todas com águas limpas desde o começo da temporada.

LEIA TAMBÉM

Em Pontal do Paraná, que tem a maior orla entre as praias, apenas um local está impróprio entre 11 analisados, com destaque para Atami, Pontal do Sul, Ipanema e Praia de Leste, próprios para banho desde o início do verão.

Em Matinhos a balneabilidade alcança 93% e em Guaratuba, 85%. Morretes e Antonina, cidades históricas do Litoral, também têm pontos próprios para banho.

Confira os pontos imprórios do litoral:

  • Praia de Encantadas (na baía), na Ilha do Mel;
  • Balneário Olho D’água, em Pontal Do Paraná;
  • Praia Brava (direita do morro), próximo ao Sesc de Matinhos;
  • Praia de Caieiras (esquerda das pedras), em Guaratuba;
  • Baía de Guaratuba (esquerda da rua Ponta Grossa), em Guaratuba;
  • Ponta da Pita, em Antonina;
  • Rio Nhundiaquara, em Antonina.

As informações de balnealidade foram divulgadas através do 5º Boletim de Balneabilidade do IAT, que se refere à semana de 16 a 22 de janeiro. Os boletins são disponibilizados durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados.

Conforme o instituto, as amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do IAT, em Curitiba. O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

Orientação aos banhistas

Segundo o IAT, a orientação aos banhistas é a de que observem sempre a sinalização nas praias e balneários. A bandeira verde indica local próprio para banho, enquanto a bandeira vermelha aponta trechos impróprios.

A recomendação é evitar o contato com a água nesses pontos, principalmente após períodos de chuva, quando a contaminação tende a aumentar.

Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br