proibidos

Anvisa alerta! Sal grosso e pó alimentício têm venda proibida

Alimentos devem ser retirados de circulação imediatamente.

Pó para decoração da marca Sugar Art e Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo em fundo branco.
Foto: Reprodução Ecommerce/Internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu dois alertas importantes nesta semana, determinando a suspensão imediata da venda e o recolhimento de produtos por riscos à saúde, sendo eles sal grosso e pó para decoração.

Anvisa proíbe venda de sal grosso e pó para decoração

A Anvisa realiza o recolhimento do pó para decoração e do sal grosso e orienta que os consumidores que possuírem o sal deste lote específico em casa devem suspender o consumo e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da fabricante Brasisal Alimentos, pelo número 0800 585 0303, para orientações sobre o recolhimento.

LEIA TAMBÉM

No caso do pó Sugar Art, a proibição é geral e o produto não deve ser utilizado em alimentos sob nenhuma circunstância.

Pós alimentício com microplásticos

No primeiro caso, a medida da Anvisa atinge o pó para decoração da marca Sugar Art, produzido pela empresa Madi Comércio e Indústria.

A agência proibiu a fabricação, distribuição e uso do produto após identificar a presença de materiais plásticos em sua composição, o que o torna totalmente impróprio para o consumo humano.

Sal grosso não iodado leva ao recolhimento

Além do item de confeitaria, a Anvisa também mirou o Sal Grosso Iodado com Ervas Finas da marca Globo, especificamente o lote 004/24 com validade até 30 de outubro de 2026.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro reprovou o lote em testes de determinação de iodo, elemento essencial que deve ser adicionado ao sal para prevenir doenças como o bócio e garantir o desenvolvimento saudável de fetos durante a gestação.

Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.