ALTERAÇÕES

Unidades de saúde de Curitiba mudam regras para atestado médico

A iniciativa faz parte da campanha “Atestado Responsável”

atestado-medico-curitiba
Foto: Daniel Castellano/SMCS

As regras para emissão de atestados médicos mudaram em Curitiba. A partir de segunda-feira (20), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) passam a adotar novas determinações.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o atestado médico será emitido apenas para pacientes internados. Também será fornecido em casos em que a doença determine afastamento do trabalho.

Atestado médico em Curitiba

Se o paciente não for internado após a consulta, será emitido atestado médico referente ao período de permanência na Unidade de Saúde.

LEIA TAMBÉM

Ainda conforme a SMS, no fim do atendimento nas UPAs, os pacientes poderão solicitar declarações de comparecimento na recepção.

Curitiba muda regras para emissão de atestados médicos

A iniciativa faz parte da campanha “Atestado Responsável”. Conforme a SMS, a medida pretende reduzir a pressão sobre os profissionais de saúde para a emissão de atestados, mesmo em situações em que não há indicação, e conscientizar a população sobre o uso adequado do documento.

A procura por atendimento nas UPAs é maior nas segundas-feiras, segundo a SMS. A emissão de atestados bate recordes: de janeiro a setembro, os domingos somaram 45.465 atestados emitidos nas UPAs, contra 114.336 nas segundas-feiras.

Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br