Saúde Pública
Paraná tem mais três casos suspeitos de intoxicação por metanol
Fiscalização
Operação em São José dos Pinhais apura suspeita de bebidas adulteradas com metanol.
Uma operação conjunta investiga a venda de bebidas adulteradas com metanol em bares e mercadinhos na Grande Curitiba. A ação é coordenada pelo Procon e pela Vigilância Sanitária, com apoio das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal.
A operação aconteceu nesta quarta-feira (8), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo da operação é identificar e retirar de circulação produtos falsificados ou contaminados, que representam risco à saúde e podem causar intoxicação por metanol.
Durante a operação, 15 estabelecimentos, entre bares e mini mercados, nos bairros e no centro de São José dos Pinhais foram vistoriados.
Os agentes verificam notas fiscais, rótulos, tampas, garrafas, selos do IPI e o conteúdo líquido das bebidas para identificar possíveis fraudes. A ação busca garantir que apenas produtos com origem comprovada e fabricação legal sejam comercializados.
LEIA TAMBÉM
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou três casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas contaminadas. As vítimas, homens de 36, 60 e 71 anos, estão internadas sob acompanhamento médico.
O órgão reforça que o consumo de bebidas adulteradas com metanol pode causar danos graves ao organismo, incluindo cegueira, falência renal e até morte.
Os sintomas da intoxicação por metanol podem surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão da bebida contaminada e se confundem com uma ressaca comum.
A Sesa reforça que o metanol não altera o cheiro nem o sabor da bebida, o que dificulta sua identificação.
A recomendação é procurar atendimento médico imediato e acionar um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Estado:
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saúde Pública
REFORCE OS CUIDADOS!
Saúde Pública
álcool de posto