investimento
Paraná vai liderar nova fase da Volkswagen com produção do primeiro carro eletrificado da marca
cuidados necessários
Em parceria com a Volkswagen, a iniciativa do Governo do Estado vai oferecer exames gratuitos para mulheres no Paraná; a carreta deve percorrer 95 municípios
A Carreta Saúde da Mulher seguirá percorrendo o Paraná em 2026. A iniciativa, realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Volkswagen do Brasil, oferecerá gratuitamente consultas e exames para prevenção e diagnóstico precoce de doenças femininas em pelo menos 95 municípios paranaenses.
Ao longo deste ano, estão previstos mais de 54 mil atendimentos e procedimentos em 19 paradas da unidade móvel. Entre os serviços oferecidos estão mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia da tireoide, exame preventivo do colo do útero (Papanicolau) e, como novidade nesta edição, teleconsultas médicas.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (25), o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, destacou a importância da continuidade da iniciativa.
LEIA TAMBÉM
“A bandeira da saúde é muito importante, da saúde da mulher mais ainda. A carreta tem muita tecnologia lá dentro e, muitas vezes, as pessoas não têm acesso a isso. Poder proporcionar esse atendimento é realmente muito legal”, afirmou.
O executivo também reforçou que a parceria com o Governo do Paraná continuará.
“A sorte de estar na liderança é poder realmente ajudar na construção disso junto com o Estado, é a nossa força. Queremos continuar, ainda mais, e vamos continuar com a parceria com o Paraná“, disse.
A Carreta Saúde da Mulher chega ao segundo ano consecutivo de funcionamento com investimento total de R$ 20,8 milhões, por meio do Programa Paraná Competitivo, política estadual que incentiva investimentos privados com contrapartidas sociais.
A ação integra o programa Paraná Rosa, iniciativa voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde feminina.
Entre setembro e dezembro de 2025, a Carreta Saúde da Mulher percorreu 121 municípios do Paraná, atendendo pouco mais de 10 mil mulheres e realizando quase 20 mil consultas e exames.
Durante o período, dezenas de pacientes tiveram alterações identificadas nos exames e foram encaminhadas para investigação e tratamento na rede pública de saúde, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
A primeira parada de 2026 acontece em Adrianópolis. Na sequência, a unidade passará por Wenceslau Braz, Congonhinhas, Rolândia, Tamarana, Cambira, Quintal do Sol, Indianópolis, Paraíso do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Alto Paraíso, Xambrê, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Medianeira, Mato Rico, Imbaú, Irati e Campo Largo, atendendo também municípios vizinhos definidos pelas secretarias municipais de Saúde.
Leia mais sobre economia no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
VACINA DA GRIPE
Avanço na saúde
VACINAÇÃO
perda