URGENTE!

Casos de intoxicação por metanol são confirmados em Curitiba

Outros dois casos estão sendo investigados.

casos-de-metanol-em-curitiba
Foto: Reprodução/Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmaram os primeiros casos de intoxicação por metanol na capital paranaense, neste domingo (5). Essas são as primeiras confirmações do Paraná.

Ao todo, foram confirmados dois casos após ingestão de bebida alcoólica. Os pacientes, dois homens, de 60 e 71 anos, consumiram bebida alcoólica destilada e estão internados em hospitais da capital paranaense.

Casos de intoxicação por metanol são confirmados em Curitiba

Análises laboratoriais de amostras de sangue confirmaram os dois primeiros casos por intoxicação de metanol em Curitiba.

Os exames estão sendo realizados pela Polícia Científica do Paraná, a partir de solicitação da Sesa, conforme protocolo estabelecido no Estado.

LEIA TAMBÉM

Cada caso é avaliado pelas equipes médicas, que definem o tratamento conforme a gravidade. Para o homem de 60 anos, em estado grave, porém estável, foi indicado o uso de etanol farmacêutico, antídoto para intoxicação por metanol. O medicamento foi enviado neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde ao hospital onde ele está internado.

Outros dois casos de intoxicação por metanol estão em investigação no Paraná

Um terceiro caso está sendo investigado pelo Estado. Uma mulher, de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, aguarda o resultado do exame laboratorial.

A Sesa notificou neste domingo (5) ao Ministério da Saúde um novo caso suspeito de intoxicação por metanol. Trata-se de um homem de 36 anos, morador de Curitiba, que procurou atendimento no sábado (4) após ingerir bebidas alcoólicas destiladas e apresentar sintomas compatíveis. 

Sesa faz orientações em caso de suspeita de intoxicação pro metanol

A Sesa reforça que suspeitas de intoxicação devem ser comunicadas imediatamente ao CIATox, que orienta os serviços de saúde sobre o atendimento. A população deve ter cuidado com a procedência das bebidas e evitar produtos de origem desconhecida ou mistura de substâncias impróprias, como álcool de posto. Em caso de sintomas como visão turva, tontura, náusea, vômito, falta de ar ou perda de consciência, é fundamental buscar atendimento de emergência.

Para prevenir novos casos, a Sesa e a Sesp intensificaram ações de rastreamento e orientação. A Polícia Civil e a Polícia Científica investigam a origem das bebidas suspeitas. Em Curitiba, foram apreendidas garrafas no local onde o paciente de 60 anos teria comprado a bebida, e o material está em análise.

Até agora, a principal hipótese é de que o próprio paciente tenha misturado álcool combustível à bebida ingerida. Não há indícios de circulação de bebidas adulteradas no comércio, mas as investigações continuam para identificar eventuais pontos de venda irregulares.

Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.