APÓS CASOS CONFIRMADOS!
Fiscais reforçam buscas por bebidas adulteradas com metanol em Curitiba
saúde em alerta!
Estado confirma dois casos de intoxicação por metanol e mantém investigações em andamento nas principais cidades.
Os casos confirmados de intoxicação por metanol no Paraná levaram o governo estadual a reforçar ações de monitoramento, investigação e prevenção.
Em ambos os casos confirmados de intoxicação por metanol no Paraná os pacientes, homens de 60 e 71 anos, seguem internados em hospitais de Curitiba, enquanto outras quatro suspeitas são analisadas em diferentes regiões do estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), há quatro casos sob investigação, sendo um em Curitiba, um em Foz do Iguaçu, um em Cruzeiro do Oeste e outro em Maringá.
LEIA MAIS SOBRE CASOS DE METANOL
A paciente de Foz do Iguaçu já recebeu alta, enquanto os demais seguem hospitalizados. As amostras coletadas foram encaminhadas à Polícia Científica do Paraná, responsável pelos exames laboratoriais que confirmam ou descartam a presença de metanol.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que o Estado mantém vigilância constante e monitoramento conjunto com as regionais e prefeituras para garantir atendimento rápido e adequado em casos de intoxicação por metanol no Paraná.
O Ministério da Saúde enviou 160 ampolas do antídoto à base de etanol farmacêutico para tratar pacientes com intoxicação.
O medicamento é distribuído diretamente aos hospitais responsáveis pelos casos notificados e deve ser administrado conforme peso e condição clínica de cada paciente. Em situações graves, um único tratamento pode exigir até 100 ampolas.
Dois pacientes já receberam o antídoto, e o Paraná aguarda novo lote do medicamento.
LEIA MAIS SOBRE CASOS DE METANOL
O metanol é uma substância tóxica que não altera o cheiro ou o sabor da bebida, tornando difícil sua identificação. Os sintomas podem surgir entre 12 e 24 horas após o consumo.
Em caso de suspeita de intoxicação por metanol, a Sesa orienta procurar atendimento médico imediato.
Pacientes com suspeita de intoxicação por metanol devem entrar em contato com um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox):
Esses centros orientam profissionais de saúde e notificam a Sesa por meio da Rede CIATox Paraná.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS