atestado responsável
Número de atestados caem pela metade após novas regras
saúde pública
Ponta Grossa passa a oferecer a técnica menos invasiva.
No Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), pacientes passam a viver sem dor com a oferta da cirurgia endoscópica de coluna pelo SUS, realizada pela primeira vez na unidade.
A técnica minimamente invasiva da cirurgia endoscópica de coluna permite o tratamento de patologias como hérnia de disco, estenose de canal lombar e estenose foraminal.
LEIA TAMBÉM
O procedimento utiliza raio-X para marcar o ponto exato de acesso e começa com uma pequena incisão, de um a dois centímetros, reduzindo o trauma cirúrgico.
Durante a cirurgia, são utilizados um marcador, uma cânula de trabalho e um endoscópio, equipamento com câmera, iluminação própria e sistema de irrigação.
Isso garante maior precisão e melhor visualização da área operada, tornando o procedimento mais seguro.
Segundo o médico Luiz Henrique Cardoso Pereira, a principal diferença da cirurgia endoscópica de coluna em relação aos métodos tradicionais é a menor agressão à musculatura e a redução da retirada de osso.
Isso resulta em menos dor no pós-operatório, recuperação mais rápida e menor risco de complicações a longo prazo.
Em pacientes jovens, a técnica diminui significativamente as chances de problemas futuros relacionados ao desgaste da coluna.
Já em idosos, um dos principais benefícios é a perda mínima de sangue, muito inferior à observada em cirurgias abertas.
O chefe da neurocirurgia dos hospitais universitários, Fabio Alex Fonseca Viegas, destaca que a chegada da cirurgia representa um avanço importante para a saúde pública dos Campos Gerais.
De acordo com Viegas, outro diferencial do HU-UEPG é a capacitação da equipe médica. O hospital conta com neurocirurgiões altamente especializados, oferecendo tecnologia de ponta e padrão técnico elevado no atendimento aos pacientes do SUS.
A oferta da cirurgia endoscópica de coluna no SUS é considerada um marco. A técnica foi incorporada ao sistema de saúde brasileiro em 2021 e agora passa a estar disponível para pacientes atendidos exclusivamente pela rede pública no HU-UEPG.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS