ATENÇÃO!
Paraná investiga possível intoxicação por metanol em Curitiba
Saúde em Alerta
Laboratório da UFPR analisa bebidas para detectar metanol após casos suspeitos de intoxicação no Paraná, incluindo um em Curitiba.
Os casos de intoxicação por metanol acenderam um alerta sobre os riscos à saúde causados pela substância. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está oferecendo análises para identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas.
O Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear da UFPR (LabRMN-UFPR) está realizando exames em bebidas alcoólicas para diferenciar etanol e metanol.
Para realizar o teste, é necessário levar apenas 5 ml da bebida para passar por análise. O resultado sai na hora, apontando se existe ou não a presença de metanol na bebida.
Interessados devem agendar horário pelo e-mail: [email protected]
Segundo o professor Kahlil Salome, vice-coordenador do LabRMN, o equipamento utilizado consegue detectar pequenas diferenças químicas entre etanol e metanol, fundamentais para a segurança do consumidor.
LEIA TAMBÉM
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde sobre o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Curitiba.
O paciente, um homem de 60 anos, está internado em estado grave. Ele relatou que consumiu bebida destilada antes do agravamento do quadro.
Os exames laboratoriais ainda estão em análise para identificar a presença de metanol.
O metanol é uma substância tóxica que pode causar sérios danos à saúde. Entre os principais efeitos, estão:
LEIA TAMBÉM
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Todo cuidado é pouco!
ATENÇÃO!
Risco à saúde
Saúde em Alerta