Serviços
Falta de água! Abastecimento pode ser interrompido em Curitiba
Saúde
A expectativa é ajudar a recompor os estoques do Hemepar no período mais crítico do calendário
Com a aproximação das festas de fim de ano, período em que historicamente os estoques de sangue diminuem, a cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), terá uma ação especial para incentivar a doação.
Nas duas primeiras segundas-feiras de dezembro, dias 1.º e 8, um micro-ônibus levará gratuitamente doadores do Hospital Municipal de Araucária (HMA) até o Hemepar, em Curitiba.
A iniciativa da doação de sangue em Araucária é resultado de uma articulação iniciada no começo do ano entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e o hemocentro estadual, e deve beneficiar até 40 pessoas por viagem. A expectativa é ajudar a recompor os estoques do Hemepar justamente no período mais crítico do calendário.
LEIA TAMBÉM
Segundo a SMSA, o transporte até Curitiba é necessário porque o Hemepar centraliza todas as coletas da Região Metropolitana. A secretária municipal de Saúde, Renata Knopik Botogoski, explica que a mudança na logística ocorreu após a desativação do ônibus do hemocentro, que antes percorria municípios da Grande Curitiba para realizar coletas externas.
“Não temos mais o ônibus do Hemepar que circulava pela Grande Curitiba para fazer a coleta. Por isso tivemos que fazer o contrário, levar os doadores de Araucária até lá, para que pudéssemos colaborar com a reposição do estoque do Hemepar”, comentou a secretária municipal de Saúde, Renata Knopik Botogoski.
Interessados em integrar a caravana precisam atender aos pré-requisitos para doação de sangue (confira abaixo) e preencher um formulário de inscrição. Após o cadastro, é feita uma triagem, e os candidatos aptos serão contatados pela equipe do HMA com orientações sobre a data da doação.
Pré-requisitos para doar sangue:
Para se inscrever ou tirar dúvidas, o contato deve ser feito diretamente com a Agência Transfusional do HMA, pelo telefone (41) 3614-8009, das 8h às 20h.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS