Saúde

“Foco na vacina”, pede Beto Preto após casos de flurona e mortes por H3N2

beto-preto-apelo
Foto: Reprodução

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, voltou a pedir para a população se vacinar contra a covid-19 e também contra a gripe. O apelo foi divulgado logo após a confirmação oficial de mais duas mortes por H3N2, nova variante do vírus da gripe, e dos três primeiros pacientes diagnosticados com a ‘flurona’, nome dado à coinfecção simultânea pelo coronavírus e pela influenza.

“Tivemos as festas de Natal e ano novo, a possibilidade da chegada da variante ômicron, o H3N2, a gripe circulando, a porta das Unidades de Pronto Atendimento em todo o estado cheias”, situa o secretário. “Quero aqui pedir a colaboração de todos principalmente pra continuar com muito foco na vacina do covid e muito foco naqueles que não tomaram a vacina da gripe, que possam fazer esse ato nesse momento”, complementa. O Estado tem quase meio milhão de doses espelhadas pelos municípios.

Beto Preto também reforça a necessidade de manter os cuidados “não farmacológicos”, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos. “Vamos ultrapassar esse momento se todos estivermos juntos”, assegura.

Boletim de sexta-feira

Nos dados divulgados nesta sexta (7) pela Sesa, o Paraná soma 7.074 novos casos de covid-19 e cinco mortes pela doença. Além disso, também foram confirmados três casos de coinfecção e duas mortes provocadas pela H3N2, nova variante do vírus da gripe – os óbitos aconteceram em Londrina e Curitiba.