Saúde

Governo do Paraná define data para desobrigar uso de máscaras ao ar livre

Mascara rua
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta quarta-feira (9) que pretende enviar à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que retira o uso obrigatório de máscaras em lugares abertos no Paraná. 

“A ideia é que a gente possa mandar senão hoje, nos próximos dias, a lei na Assembleia para que a gente possa retirar a obrigatoriedade em espaços abertos. Claro que dentro de ônibus e em lojas, pode ainda haver uma restrição”, afirmou. 

A avaliação é feita através de um estudo da Secretaria de Saúde e do Comitê Científico, que acompanhou os números da Covid-19 nas últimas semanas: “Nós tínhamos a preocupação de um aumento muito grande de covid no pós carnaval, mas isso não está acontecendo”, disse o governador.

Caso a proposta seja aprovada, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, relatou que o planejamento é iniciar a liberação do uso de máscaras ao ar livre a partir do dia 16 ou 17 de março. 

“Vamos hoje bolar uma proposta do governo para a Assembleia Legislativa revogando a lei, mas depende da aprovação dos deputados. Enquanto isso, nosso comitê da epidemiologia do estado, junto com os municípios do Paraná, através do conselho dos secretários municipais de saúde, vamos fazer o estudo diário do número de casos”, explicou o secretário.

Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (9) mais 4.163 casos confirmados e 47 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.358.865 casos confirmados e 42.356 mortos pela doença.