Saúde
Governo estende atuais medidas restritivas até segunda-feira


O Governo do Paraná prorrogou até às 5 horas da segunda-feira (17) as medidas de enfrentamento ao coronavírus, determinadas pelo decreto 7.506/2021, em vigor desde o início do mês. A Secretaria de Estado da Saúde analisa o cenário epidemiológico da Covid-19 e a capacidade de resposta da rede de saúde para definir, nos próximos dias, se será necessário ampliar as restrições para reduzir a transmissão da doença. Atualmente, o número está acima de 1, o que indica crescimento do contágio, segundo o Boletim Epidemiológico do Paraná.
Com a publicação do decreto 7.668/2021 nesta sexta-feira (14), atividades comerciais, como bares, restaurantes, shopping centers e comércio em geral, poderão funcionar neste fim de semana com restrições de horário, ocupação, capacidade e modalidade de atendimento.
Comércio de rua, shopping centers e museus estão autorizados a abrir ao público das 10 horas às 22 horas, com limitação de 50% de ocupação. Os museus sob responsabilidade do Estado na Capital estarão fechados no domingo (16).
Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar das 10 horas às 23 horas, com limitação da capacidade em 50%. Fora desse horário será permitida apenas a modalidade de entrega. As academias de ginástica e demais estabelecimentos de práticas esportivas individuais ou coletivas estão autorizados a funcionar das 6 horas às 22 horas, com limitação de 30% de ocupação.
Atividades e serviços essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas não têm limitação de horário.
Fica proibida a circulação de pessoas e a venda e consumo de bebida alcóolica em espaços de uso público ou coletivo das 23 horas às 5 horas.
Continuam proibidas atividades que causam aglomerações, como casas de shows, circos, teatros e cinemas; eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, como casas de festas, de eventos, incluídas aquelas com serviços de buffet; os estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções; casas noturnas e correlatos; além de reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.
Reuniões e encontros familiares e corporativos poderão ser realizados desde que não ultrapassem o número de 50 pessoas.
As práticas religiosas devem atender a Resolução 440/2021 da Secretaria da Saúde, publicada em 30 de abril, que orienta templos, igrejas e outros espaços a adotarem, preferencialmente, o formato virtual. Em casos de atividades presenciais, os locais devem respeitar o limite de 35% da ocupação.
Informações da Agência Estadual de Notícias