proteção

Implanon dobra procura no Paraná e bate recorde de aplicações

Curitiba é a cidade com o maior número de demandas.

implanon sus paraná
Foto: SESA

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná registrou um crescimento expressivo na oferta do implante anticoncepcional de etonogestrel, conhecido como Implanon NXT.

Aplicações de Implanon dobraram no SUS do Paraná

Entre janeiro e novembro de 2025, foram realizadas 1.060 inserções do método na rede pública estadual, número 118% maior que o registrado no mesmo período de 2024, quando houve 485 procedimentos.

LEIA TAMBÉM

O levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com base em dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), mostra que a ampliação do acesso está diretamente ligada à publicação de novas portarias do Ministério da Saúde.

Aplicada em julho de 2025, elas flexibilizaram os critérios de indicação do método, agora as interessadas podem aplicar o Implanon através do SUS do Paraná.

Até então, o implante estava disponível apenas em municípios que conseguiam adquirir o produto com recursos próprios ou por meio de consórcios.

Mais de 700 aplicações no Paraná

Entre julho e novembro de 2025, período que marca a implantação efetiva da nova política, 762 procedimentos foram realizados no Paraná.

Curitiba liderou a oferta, com 256 inserções, seguida por Almirante Tamandaré, com 219, Piraquara, com 94, São Mateus do Sul, com 91, e Pitanga, com 22.

Os dados ainda são considerados preliminares e podem ser atualizados conforme novos registros forem consolidados.

Capacitação de profissionais

Para garantir a ampliação do Implanon através do SUS do Paraná, a Sesa promoveu em novembro uma oficina de capacitação para gestores e profissionais de saúde de 38 municípios com mais de 50 mil habitantes, que receberam as primeiras remessas do contraceptivo.

A proposta é que esses profissionais multipliquem o conhecimento para médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Implanon é o método mais eficaz

O implante de etonogestrel é um contraceptivo reversível de longa duração, com eficácia por até três anos. Após a retirada, a fertilidade retorna rapidamente e um novo implante pode ser inserido na própria Unidade Básica de Saúde.

Atualmente, entre os métodos oferecidos pelo SUS, apenas o DIU de cobre e o Implanon são classificados como LARC, considerados os mais eficazes por não dependerem do uso contínuo por parte da usuária.

Nesta primeira etapa, o método está disponível em 38 municípios paranaenses, incluindo Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que, já no próximo semestre, o implante esteja disponível em todas as 22 Regionais de Saúde, ampliando o acesso ao planejamento reprodutivo em todo o Paraná.

Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br