
REFORCE OS CUIDADOS!
álcool de posto
Um dos pacientes onde a intoxicação por metanol foi confirmada misturou álcool de posto com bebida alcoólica.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista exclusiva à Rede Massa | SBT, comentou sobre um dos casos confirmados de intoxicação por metanol do Paraná, em que um idoso ingeriu álcool de posto misturado com bebida alcoólica. O combustível, segundo o secretário, estava adulterado com a substância tóxica.
Durante a entrevista à Rede Massa | SBT, um dos pontos abordados por Beto Preto foi que um dos três pacientes onde a intoxicação por metanol foi confirmada aconteceu após o homem misturar álcool de posto com bebida alcoólica.
“Essa história tem um fundo de veracidade, sim. A Polícia está investigando e, por outro lado, também vem à tona a indústria da falsificação de combustível”, disse o secretário.
Beto Preto relembrou ainda a operação feita pela Polícia do Paraná contra uma quadrilha que adulterava combustíveis no estado.
“A Polícia do Paraná fez um desbaratamento de uma grande quadrilha que fazia essa adulteração de combustíveis com metanol. Ou seja, ‘atirou no que não viu e acertou no que não sabia’, o cidadão foi tomar álcool de posto e no álcool de posto tinha metanol misturado”, explicou.
Veja a íntegra da entrevista do secretário de Saúde à Rede Massa:
O secretário informou ainda que o paciente intoxicado por metanol após beber álcool de posto misturado com bebida ficou em estado grave e segue internado em um hospital de Curitiba.
A Secretaria de Saúde continua acompanhando todos os casos confirmados e suspeitos. As quatro unidades do CIATox no estado seguem em alerta para atender as pessoas com sintomas suspeitos.
A recomendação é procurar atendimento médico imediato e acionar um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Estado:
Os sintomas da intoxicação por metanol podem surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão da bebida contaminada e se confundem com uma ressaca comum.
A Sesa reforça que o metanol não altera o cheiro nem o sabor da bebida, o que dificulta sua identificação.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
REFORCE OS CUIDADOS!
Fiscalização
Saúde Pública
SAÚDE E BEM-ESTAR!