Risco à saúde
Procon Paraná alerta sobre riscos do metanol em bebidas: veja dicas
ATENÇÃO!
Paciente de 60 anos segue em estado grave em Curitiba após suspeita de intoxicação por metanol; exames devem confirmar diagnóstico.
O Paraná notificou o Ministério da Saúde sobre o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Curitiba, após ingestão de bebida alcoólica. O paciente, um homem de 60 anos, está internado em estado grave em um hospital da capital.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o homem deu entrada no hospital na quarta-feira (1º) após ser atropelado. Durante a internação, contou aos médicos que havia consumido bebida alcoólica destilada.
LEIA TAMBÉM
Ainda segundo o órgão, seu quadro clínico evoluiu com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, e atualmente ele permanece inconsciente. A confirmação depende de exames laboratoriais que ainda estão em análise.
A Sesa e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba acompanham a evolução clínica do paciente e aguardam os resultados oficiais dos testes para confirmar ou descartar a suspeita.
Enquanto isso, a pasta reforça que qualquer suspeita de intoxicação deve ser comunicada ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para garantir orientação adequada sobre o atendimento.
A recomendação das autoridades de saúde é clara.
Se houver ingestão de bebidas alcoólicas com posterior surgimento de sintomas suspeitos, como tontura, dificuldade de visão ou perda de consciência, é fundamental buscar atendimento imediato.
Os pacientes devem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital mais próximo para receber intervenções médicas de urgência.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Iniciativa pôlemica
Estudo
Prevenção ao HIV
mais conforto