Saúde

Julho Laranja: campanha incentiva atendimento ortodôntico infantil

Horizontal shot of pretty small female child indicates at her new tooth, cares about teeth, wears stylish clothes, has funny expression, chuckles indoor, isolated over bright yellow background

Muitos pais, responsáveis e pessoas em geral ainda têm a crença de que o tratamento ortodôntico é destinado apenas para adolescentes e adultos e só pode ser iniciado na dentição permanente. A campanha Julho Laranja, uma iniciativa da comunidade de ortopedistas funcionais dos maxilares e ortodontistas, visa conscientizar a população de que a primeira consulta ortodôntica deve acontecer ainda na infância. 

Para dra Stella Faria Dumke, dentista especialista em Ortodontia e Odontopediatria com pós graduação em Ortopedia funcional dos maxilares e Odontologia miofuncional, a partir dos 5 anos de idade abre-se uma janela de oportunidade para o tratamento de más-oclusões. “As funções da boca desempenham um papel importante na estimulação adequada do crescimento, do estabelecimento da postura, do amadurecimento dos sentidos e no equilíbrio dos sistemas corporais. Portanto, perceber precocemente qualquer pequena alteração nesse processo é dever de todo profissional de saúde”, explica.

Segundo a especialista, caso uma má-oclusão seja diagnosticada ainda na infância, intervir pode ser uma excelente opção para dar mais qualidade de vida à criança. “Na verdade, desde a barriga da mãe é possível acompanhar o desenvolvimento craniofacial do bebê e orientar a futura mamãe sobre a posição certa de amamentá-lo, como introduzir alimentos sólidos e fibrosos na dieta e, finalmente, orientar sobre o momento certo de intervir de maneira simples, com pistas diretas ou ajustes oclusais ou de maneira mais complexa com aparelhos ortopédicos e ortodônticos, caso seja necessário”, ressalta dra Stella.

A especialista fala mais sobre a campanha Junho Laranja em seu perfil no Instagram.