Saúde em Alerta
UFPR oferece análise para identificar metanol em bebidas alcoólicas
Todo cuidado é pouco!
Secretário de Saúde alerta população após caso suspeito de intoxicação por metanol em bebida alcoólica.
O primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em bebida alcoólica no Paraná levou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, a emitir um alerta à população.
O objetivo é reforçar os cuidados durante o consumo de bebidas destiladas, principalmente as vendidas de forma fracionada.
Segundo o secretário, o paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que deu entrada no hospital após ser atropelado. Durante a internação, ele relatou ter consumido uma bebida destilada antes do agravamento do quadro clínico.
LEIA TAMBÉM
Beto Preto destacou que o caso já foi notificado ao Ministério da Saúde e que uma reunião deve definir as medidas adotadas pelo estado.
Entre elas, a possível distribuição de etanol farmacêutico, que pode ser usado como antídoto em pacientes com intoxicação por metanol em bebida alcoólica confirmada.
“Nós aguardamos ainda o resultado do exame específico para o metanol. A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná acompanha o caso e, além disso, também nas próximas horas, teremos uma reunião com o Ministério da Saúde”, disse o secretário.
LEIA TAMBÉM
A Secretaria de Saúde orienta que a população evite consumir bebidas de origem duvidosa. Entre os principais cuidados, estão verificar rótulos e lacres das garrafas, evitar bebidas vendidas em doses fracionadas ou de locais suspeitos, além de redobrar atenção com destilados caseiros.
Apesar da gravidade, o secretário reforçou que não se trata de gerar pânico.
“Não se trata de vender o pânico, mas que possamos passar por esse momento com o mínimo de pessoas atingidas e quem sabe não tenhamos nenhum caso no Paraná”, concluiu.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saúde em Alerta
ATENÇÃO!
Risco à saúde
Saúde em Alerta