Saúde

Paraná confirma primeira morte por dengue em 2026

O boletim também aponta 11 casos classificados como graves no Paraná

Mosquito da dengue, Aedes aegypti
Foto: SESA

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou a primeira morte por dengue em 2026 no Estado. O caso foi registrado em Cornélio Procópio, na região Norte.

De acordo com a Sesa-PR, a vítima é um idoso de 86 anos. A primeira morte por dengue no Paraná ocorreu neste mês de fevereiro. Não foram divulgadas, até o momento, outras informações sobre comorbidades ou detalhes clínicos do paciente.

Paraná soma 322 casos e confirma primeira morte por dengue

Com a confirmação, o Paraná soma 322 casos confirmados de dengue neste ano. Além disso, há 4.273 casos suspeitos que seguem em investigação pelas autoridades de saúde.

LEIA TAMBÉM

O boletim também aponta 11 casos classificados como graves no Paraná. A Sesa reforça a importância das medidas de prevenção, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e busca por atendimento médico diante de sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Como se prevenir da dengue

Além da dengue, o Aedes aegypti também é transmite a Zika e e a Chikungunya. Confira medidas de prevenção contra o mosquito da dengue:

  • Tampe caixas d’água, ralos e pias;
  • Higienize bebedouros de animais de estimação e deixe os recipientes de boca para baixo;
  • Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana; se precisar mantê-los, deixe em locais cobertos e protegidos da chuva;
  • Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira;
  • Limpe calhas e a laje da casa e coloque areia nos cacos de vidro do muro que possam acumular água.
  • Coloque areia nos vasos de plantas;
  • Descarte todo e qualquer lixo de forma correta, com lixeiras fechadas e fora do ambiente;
  • Verifique os quintais e varandas para não deixar nada que possa acumular água. Uma tampinha de garrafa pode ser suficiente para o desenvolvimento de mosquito.

Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br