ALERTA NA SAÚDE!
Consumo de energético cresce 38% e traz riscos aos jovens no Paraná
Diretriz de saúde
Nova pressão ideal classifica 12 por 8 como pré-hipertensão.
A pressão de 12 por 8 deixa de ser referência na saúde. A nova pressão arterial ideal, definida por especialistas de saúde cardiovascular, altera a forma como a pressão arterial deve ser avaliada.
Com a atualização internacional, a pressão considerada mais saudável passou a ser de 12 por 7 (120/70 mmHg). Esse parâmetro reforça a necessidade de manter níveis mais baixos para garantir a saúde cardiovascular a longo prazo.
Valores de 12 por 8 (120-139 mmHg sistólica e/ou 80-89 mmHg diastólica), antes vistos como normais, agora passam a ser enquadrados como pré-hipertensão, de acordo com a diretriz apresentada no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia.
LEIA TAMBÉM
Antes considerados “normais limítrofes”, os valores de pressão de 12 por 8 agora exigem maior acompanhamento médico.
O objetivo é reforçar a prevenção da hipertensão, estimulando hábitos saudáveis e a adoção de estratégias de controle para evitar complicações.
O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), em consonância com as normas internacionais divulgadas no Congresso Europeu de Cardiologia.
Outra mudança relevante está nos limites de controle. Antes, o tratamento buscava manter a pressão abaixo de 14 por 9.
Agora, a meta é que todos os hipertensos alcancem valores inferiores a 13 por 8 (<130/80 mmHg), independentemente de idade, sexo ou presença de doenças associadas.
Para mais notícias sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
ALERTA NA SAÚDE!
Saúde
Venda proibida
Saúde no Paraná