Saúde
Para a logística, já é Páscoa: o complexo projeto por trás da chegada dos ovos às prateleiras


Para nós consumidores, a Páscoa, que neste ano será comemorada no dia 17 de abril, ainda está muito longe de acontecer. Por outro lado, para fabricantes, distribuidores e varejistas, a preparação para o feriado mais doce do ano já se iniciou há muito tempo. Isso porque a distribuição dos ovos, e dos outros produtos, exige uma logística bem pensada e executada para que cheguem aos pontos de venda em perfeitas condições, no tempo e nas quantidades certas.
A Páscoa é a época mais promissora do ano para a indústria do chocolate e na qual já é esperada uma ampliação da produção e das vendas. Em 2022, a expectativa do setor é otimista e visa ultrapassar os registros dos últimos dois anos que, mesmo marcados pelo ápice da pandemia, mantiveram-se em crescimento. No caso da Mondelez Brasil, dona de uma das maiores marcas de chocolate, a Lacta, o isolamento social propôs uma mudança rápida de formato de vendas, com um grande volume no e-commercce.
No feriado de abril deste ano, a projeção tende a se manter: “Ainda não falamos em números concretos, mas a expectativa é muito positiva, visto o aumento significativo na produção de chocolates. A Páscoa representa um incremento de 10% no volume produtivo e, para suprir essa demanda, foram contratadas 500 pessoas, de forma sazonal, de outubro de 2021 a março de 2022.”, ressalta Mariane Lockmann, diretora da planta da Mondelez Brasil em Curitiba (PR).
Nos bastidores, uma doce pitada de logística
Da colheita do cacau (matéria-prima dos ovos de páscoa), passando pela fabricação do produto, até o seu encaminhamento às distribuidoras e, depois, ao destino final – seja ele os pontos de venda ou a casa dos consumidores -, existe uma complexa rede perpassada pelos caminhos e pelas variáveis que devem ser estrategicamente elaborados pelo setor logístico. Quando o assunto é chocolate, um alimento frágil e perecível, esses processos exigem ainda mais cuidados.
Neste cenário, a tecnologia torna-se uma grande aliada para que todos os atores dessa cadeia estejam em perfeita harmonia. A Maplink – empresa global que oferece soluções em tecnologia de geolocalização – atua oferecendo serviços que facilitam a conexão entre todos os pontos da cadeia logística: “Conseguimos participar de toda a rede, todo o processo que começa antes mesmo da confecção dos ovos. Por meio das nossas ferramentas, baseadas em APIs, oferecemos visibilidade, planejamento, além da gestão e do controle das operações de distribuição dos produtos, desde a entrega do cacau da fazenda para a fábrica até a entrega do produto pronto para a rede varejista.”, explica Victor Trafaniuc – CTO (Diretor de Tecnologia) da Maplink..
As APIs (Interfaces de Programação de Aplicações, na tradução da sigla em inglês), de maneira simplificada, funcionam como peças que se conectam ao sistema já utilizado pelas empresas, agregando novas funcionalidades para realizar a gestão de pessoas, produtos, frotas e rotas. Dentre as oferecidas pela Maplink está a chamada “API Planning”, que realiza todo o planejamento com o objetivo de ajudar empresas a definir o melhor sequenciamento de entregas, além de otimizar a alocação de veículos ou equipamentos.
“A Planning leva em consideração critérios como a janela horária dos locais logísticos, a capacidade e tipo dos veículos, o tipo de carga e suas restrições de transporte, a velocidade das vias e o tempo de carga e recarga. Trata-se de uma ferramenta que pode reduzir custos e aumentar a produtividade de negócios de nichos e tamanhos variados, como transportadoras e e-commerces”, completa Victor.
No caso dos ovos de Páscoa, a ferramenta auxilia nos desafios da movimentação desse tipo de produto – que possui exigências específicas. Para evitar que derretam, os caminhões devem possuir um sistema de refrigeração especial, com vistas a conservar a temperatura, além de exigirem um cálculo diferenciado na quantidade a ser transportada por veículo, visto que, diferentemente de uma barra de chocolate, por exemplo, a qual é mais compacta, os ovos possuem um volume e um formato próprios que devem ser preservados até o destino final.
Além da previsibilidade em relação aos produtos, a API é capaz, também, de organizar pessoas. Quando pensamos nos pontos de vendas de qualquer produto, a distribuição de promotores de venda é mais um dos quebra-cabeças logísticos que são facilmente solucionados pela tecnologia: com a “Planning”, torna-se possível calcular quantas pessoas são necessárias para atender os estabelecimentos, além de prever a rotatividade e a periodicidade desejada para os promotores em cada ponto de venda.
Por se tratar de uma demanda sazonal, a Páscoa traz necessidades logísticas que, para muitas empresas, são temporárias, assim como acontece com as questões operacionais, como o aumento da produção e da mão de obra. Para isso, a Maplink oferece um pacote flexível e customizado, com a possibilidade de contratar os serviços apenas por determinado período de tempo, tornando o investimento mais atrativo e com um melhor custo benefício.
Para garantir a integridade dos produtos, a otimização dos processos e a economia de tempo e dinheiro, investir em logística é tão imprescindível quanto o cacau para a confecção dos ovos de chocolate. E para quem produz, entrega ou vende, a Páscoa já começou faz tempo: “Nossa preparação para a data começa com, pelo menos, 18 meses de antecedência. Planejamos as estratégias comerciais e de marketing em paralelo com as operações logísticas, que são igualmente essenciais para o sucesso das vendas. Investir na qualidade desses processos é uma prioridade para que o cliente receba o produto com o mesmo padrão de qualidade com o qual ele deixou a fábrica”, finaliza Mariane.