Mistério
Paciente internado por suspeita de intoxicação por metanol foge do hospital
Saúde em alerta
Estado soma três casos confirmados e um suspeito em análise de intoxicação por metanol.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, neste sábado (11), um novo caso suspeito de intoxicação por metanol no Paraná. O paciente é um homem de 55 anos, morador de Curitiba, que está internado e passará por exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.
Até o momento, o Paraná registrou 13 casos relacionados à intoxicação por metanol. Destes, três foram confirmados, nove descartados e um segue em investigação.
Todos os casos confirmados ocorreram em Curitiba, e apenas um paciente, um homem de 60 anos, permanece internado em estado estável.
Entre os casos descartados estão notificações de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Piên, Maringá, Toledo e três pacientes da capital.
“Seguimos atentos e preparados para tratar todos os casos confirmados, com a chegada de novos antídotos e monitoramento constante”, afirmou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
LEIA TAMBÉM
Para o tratamento da intoxicação por metanol, o Paraná recebeu recentemente 84 frascos de fomepizol, medicamento que atua como antídoto. Além disso, foram adquiridas 424 ampolas de etanol farmacêutico, também utilizado no tratamento. O Ministério da Saúde enviou ainda 360 ampolas adicionais do produto.
Três pacientes paranaenses já receberam o etanol farmacêutico como parte do tratamento. Cada caso é avaliado individualmente, levando em conta critérios clínicos e laboratoriais, para determinar a dosagem e o tipo de antídoto a ser utilizado.
A intoxicação por metanol pode ser confundida com uma ressaca comum, pois os sintomas iniciais surgem entre 6 e 72 horas após a ingestão. É importante estar atento a sinais como:
O metanol é uma substância tóxica que não altera o cheiro ou o sabor da bebida, tornando sua identificação difícil.
LEIA TAMBÉM
A Sesa orienta que qualquer pessoa com sintomas procure imediatamente um serviço de saúde. Os casos suspeitos devem ser comunicados à Rede CIATox do Paraná, que presta orientação médica e toxicológica:
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
SAÚDE
SAÚDE DA MULHER!
Saúde em alerta
Saúde Pública