Saúde

Procura por terapias integrativas cresce durante pandemia; conheça aromas que auxiliam na saúde mental

composicao-de-spa-com-difusor-de-aroma-e-espaco-de-copia-de-oleo-de-lavanda-natural_169016-10830

Desemprego, luto, insegurança sobre o futuro, sentimento de medo. Não está fácil suportar o peso emocional provocado pela pandemia do coronavírus. Com tantas mudanças, os brasileiros foram em busca de alternativas naturais para controlar o estresse e a ansiedade.

Em 2020, mais da metade da população brasileira (61,7%), recorreu a meditação, fitoterapia, reiki, aromaterapia, homeopatia e outras práticas para o equilíbrio emocional. Esses são dados da pesquisa PICCovid, desenvolvida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), também da Fiocruz, e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Unifase).

Cada vez mais estudadas e reconhecidas, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), também ganham espaço na rede pública. Atualmente, o Ministério da Saúde reconhece 29 práticas ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“As PICs complementam os tratamentos convencionais, sendo muito importante para a participação ativa do paciente como protagonista no seu autocuidado. Com essa percepção de um tratamento integral, as melhoras são evidentes”, explica o coordenador dos cursos de Farmácia e Práticas Integrativas Complementares, do Centro Universitário Internacional Uninter, Vinícius Bednarczuk.

Uma das opções mais presentes na rotina dos pacientes são os óleos essenciais, que integram a área de aromaterapia. A composição natural é produzida geralmente a partir de folhas, cascas, vegetais e flores, atuando diretamente no sistema límbico, responsável pelo armazenamento de sentimentos e lembranças.

Aromas para a saúde mental

  • Lavanda: considerado o mais versátil e útil, reestabelece o equilíbrio mental e atenua estados de ansiedade e tensão, possuindo efeito calmante e sedativo, além de tranquilizar as emoções.
  • Bergamota: considerado um dos principais óleos para tratar somatizações físicas de estados emocionais, este óleo acalma a irritabilidade e estimula o entendimento das emoções, além de fortalecer a confiança e a alegria.
  • Ylang-Ylang: este óleo trabalha o amor-próprio, a autoconfiança e a sensualidade, além de acalmar sentimentos de frustração, raiva e medos.

Como utilizar

  • No ambiente: colocar de 3 a 5 gotas para uma colher de sopa de água em difusor de ambiente.
  • No corpo: misturar duas ou três gotas no momento de passar o creme hidratante.
  • Difusor individual: colocar duas ou três gotas em um pedaço de algodão dentro de um difusor individual, como por exemplo, um pingente.
  • Antes de dormir: para facilitar o sono e espantar a insônia, pingar algumas gotas no travesseiro.
Arte: Divulgação