Solidariedade
Alerta! Hemepar registra baixa no estoque e convoca doações de sangue
orgulho
Entre os cinco, dois são da capital paranaense.
Um levantamento nacional inédito revelou que 5% dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil estão localizados no Paraná. O ranking é liderado por São Paulo, que concentra 30 unidades do SUS entre as melhores avaliadas do país.
O estudo que levanta os melhores hospitais públicos do Brasil foi realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a OPAS/OMS, Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
LEIA TAMBÉM
A partir dessa lista inicial, haverá um novo refinamento para definir os 10 melhores hospitais públicos do Brasil, que serão anunciados em maio durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, promovido pelas cinco entidades.
Além do Paraná, a relação inclui hospitais de diversos estados: Goiás (10%), Santa Catarina (7%), Pará (7%), Pernambuco (6%), Rio de Janeiro (6%), Amazonas (3%), Bahia (3%), Distrito Federal (3%), Maranhão (3%), Minas Gerais (3%), Ceará (2%), Espírito Santo (2%), Mato Grosso do Sul (2%), Rio Grande do Sul (2%), Tocantins (2%), Piauí (1%), Rio Grande do Norte (1%) e Sergipe (1%).
A lista considera hospitais federais, estaduais e municipais com atendimento exclusivo pelo SUS, com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) entre agosto de 2024 e julho de 2025.
Foram incluídos hospitais gerais, adultos ou pediátricos, e unidades especializadas em ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência ficaram fora da avaliação.
Entre os critérios utilizados estão:
Confira as unidades paranaenses entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, em ordem alfabética:
Segundo Renilson Rehem, a premiação tem como objetivo valorizar as boas práticas.
“Buscamos reconhecer e divulgar as melhores experiências de gestão e assistência na rede pública hospitalar e estimular a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população”, conclui.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
proteção
Solidariedade
Alerta no litoral
cuidado nas viagens