Saúde Pública
Paraná registra mais 88 mortes por síndrome respiratória
Saúde Pública
Medicamentos usados no tratamento de câncer e doenças raras agora têm isenção de ICMS no Paraná, o que deve reduzir os preços aos pacientes.
O governo do Paraná isentou de ICMS seis novos medicamentos utilizados no tratamento de câncer, conforme o decreto estadual nº 10.517/25, assinado nesta segunda-feira (7).
A medida beneficia pacientes oncológicos e pessoas com doenças raras, tornando os tratamentos mais acessíveis ao eliminar o imposto estadual sobre esses produtos.
Entre os medicamentos contra câncer com isenção fiscal estão o betadinutuximabe, indicado para neuroblastoma, e o maleato de acalabrutinibe monoidratado, voltado para alguns tipos de linfoma.
Outros medicamentos incluídos na lista são voltados para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais e genéticas raras.
Lista de medicamentos com ICMS isento:
LEIA TAMBÉM
A isenção de ICMS segue os Convênios ICMS 36 e 37 de 2025, estabelecidos pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que reúne os secretários da Fazenda dos estados e do Distrito Federal.
Para que os descontos cheguem ao consumidor, o valor correspondente ao ICMS deve ser retirado do preço final e detalhado na nota fiscal, garantindo transparência e acesso ao benefício fiscal.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná, a medida amplia o acesso a tratamentos oncológicos modernos, garantindo que mais paranaenses possam utilizar medicamentos avançados e essenciais para o combate ao câncer.
Confira mais notícias sobre saúde no Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cooperativismo
MUTIRÃO NO HU
Saúde Pública
Saúde e Fiscalização