Saúde

Startup aluga móveis para home office que podem ser montados em até três minutos

WORKALLY
Foto: Divulgação

Com a pandemia do coronavírus, a rotina de trabalho teve que ser alterada às pressas, a fim de minimizar o contágio da doença. Dessa maneira, as empresas passaram a entrar na casa dos colaboradores, o que impulsionou a reconfiguração do modelo de trabalho, que tende a permanecer descentralizado.

Pensando nisso, a Workally, startup de tecnologia, começou a apostar no serviço de assinatura mensal de móveis adaptáveis, também conhecidos como Furniture as a service (FaaS)’, das linhas de produtos Minimally e Cally. 

Segundo o CEO da Workally, Jean-François Imparato, para uma empresa obter sucesso, ela precisa estabelecer sempre um ótimo relacionamento com seus colaboradores. “Entramos no mercado com o objetivo de auxiliar as empresas a separarem o lado pessoal do profissional das equipes, enquanto possibilitam maior evidência ao bem-estar dos colaboradores”, diz. 

Para Imparato, o que pode auxiliar nesse relacionamento entre empresa e funcionário é o fornecimento de uma boa estrutura, para que os colaboradores possam desempenhar as funções.

“O primeiro fator que podemos constatar é que o ambiente privado da maioria dos brasileiros não está preparado para o desenvolvimento de atividades corporativas. Portanto, se as empresas deixarem de fornecer uma estrutura adequada de trabalho a equipe, podemos chegar a viver situações de conflitos trabalhistas. A ergonomia deve ir além de uma simples cadeira. Envolve, por exemplo, questões como uma exposição a luz natural ou uma luminária, uma mesa estável, uma acústica, uma cadeira sincronizada para evitar problemas nas lombares e afins”, explica o CEO.

Com os serviços de assinatura mensal, a proposta da startup é que os usuários montem os escritórios de manhã e os guardem à noite, no final do expediente. “Os nossos modelos são os primeiros a serem desenhados dessa forma, especificamente para o home-office, a fim de serem inseridos no espaço útil de cada casa. De maneira compacta, ergonômica e facilmente desmontável, os itens podem ser manuseados em menos de três minutos, sem a necessidade de utilizar ferramentas”, explica o executivo, que apresenta uma expectativa de locação de 10.000 unidades para 2021. 

Nesse contexto, o modelo Minimally é a porta de entrada dos mobiliários, sendo praticamente um escritório dobrável, com iluminação de led, tomadas integradas e biombo acústico flexível.

Modelo Minimally. Foto: Divulgação

Por sua vez, o modelo Cally é voltado para atividades de call center e apresenta uma isolação acústica extra e espaço disponível para desktop dedicado ao atendimento a clientes.

Modelo Cally. Foto: Divulgação

A taxa de aluguel mínima é de R$ 95, por um período de 24 meses. Os itens podem ser adquiridos em diferentes kits personalizados, além de terem entrega, manutenção e retirada dos móveis nas casas dos colaboradores.

Sediada em São Paulo, a empresa está investindo em novas tecnologias que visam a ampliação de serviços, com foco em apoiar colaboradores e organizações no gerenciamento do trabalho à distância.

Ambiente de casa e trabalho

Jean-François Imparato deu algumas dicas para separar o ambiente de trabalho e o de casa. Confira:

01 – Determine um espaço de trabalho. Retire objetos decorativos que lembram o ambiente de casa, tente ter um período de expediente afastado da família e procure reproduzir a configuração do seu escritório, seja um quadro ou uma determinada garrafa de água. Esses detalhes vão ajudar a associar o momento ao trabalho e, aos poucos, fica mais fácil transitar entre os períodos de família e expediente.

02 – Adapte os rituais. Não tem um ritual que você reproduz sempre chegando no escritório? Tomar um café, cumprimentar um colega, percorrer as notícias do dia… Esses rituais são essenciais para que o cérebro entenda que irá começar a jornada de trabalho. Em casa, o cérebro pode ficar perdido, com elementos relacionados ao trabalho misturados com os outros. Pense em como transferir, na medida do possível, esses rituais, ou até instaurar novos hábitos a fim de contar com essas referências e estruturar melhor o dia.

03 – Mantenha uma rotina. Geralmente, já temos dificuldades em lidar com as distrações e interrupções no escritório, como notificações de e-mails, celular, conversas e pausas para tomar café. Em casa, a atenção fica ainda mais dividida. Na hora de trabalhar, elimine qualquer tipo de distração, formalize o momento com as pessoas que moram com você e defina um tempo e objetivo para aquele período de trabalho, mesmo que tenha um tempo curto disponível.

04 – Foque na saúde mental e física. A questão do sedentarismo não é uma novidade, mesmo antes da pandemia, transitamos pelo dia sentados: no carro, no escritório, no sofá em casa. Na própria rotina de trabalho, existem também técnicas de relaxamento e alívio das tensões, como no caso da yoga corporativa, que propõe técnicas para lidar com estresse e ansiedade, movimentando o corpo inteiro, sem sair da cadeira.