teleconsultas

Passou mal no Litoral? Saiba como ser atendido a distância

Veja como usar o Saúde Já de longe.

teleconsultas
Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Os usuários do SUS Curitibano que estiverem no Litoral do Paraná neste Carnaval poderão contar com a assistência da Central Saúde Já Curitiba sem precisar retornar à capital ou sobrecarregar as unidades de saúde no Litoral com as teleconsultas de Curitiba.

Saiba como marcar uma teleconsulta

O serviço de teleconsulta de Curitiba, no Litoral, é voltado para queixas agudas leves, como dores de garganta, de cabeça, lombar, além de sintomas como vômito, diarreia e mal-estar geral.

LEIA TAMBÉM

O atendimento telefônico pelo número (41) 3350-9000 funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h (incluindo o feriado), e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Requisitos para usar a modalidade

Para utilizar a funcionalidade de videoconsulta, o usuário deve ter mais de 5 anos, ser morador de Curitiba com cadastro definitivo no sistema municipal e possuir o aplicativo Saúde Já instalado.

O processo de triagem começa por telefone e, se houver necessidade, o paciente é transferido para a enfermagem ou equipe médica. Caso a situação seja classificada como complexa e não possa ser resolvida virtualmente, o profissional orientará o cidadão a procurar uma unidade de pronto atendimento presencial.

Sistema moderno com ajuda social

Além das consultas para casos agudos, a Central se consolidou como um ponto estratégico de atenção à saúde, oferecendo desde suporte à amamentação e apoio para parar de fumar até o agendamento de exames preventivos e vacinas.

Curitiba foi pioneira no país ao implementar o teleatendimento para casos leves pelo SUS, acumulando quase 2 milhões de atendimentos desde 2020.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que manter o cadastro atualizado no e-Cidadão é fundamental para garantir a agilidade no acesso ao serviço durante o período de folia.

Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.