cuidados

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes; saiba quem pode

Gestantes acima das 28 semanas já podem se vacinar

vacina virus sincicial respiratorio
Foto: Hully Paiva/SECOM

As vacinas contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por casos de infecções respiratórias em bebês, já estão disponíveis para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

A vacina começou a ser disponibilizada nesta sexta-feira (05), pela primeira vez no SUS e passa a fazer parte do calendário vacinal de rotina da gestante.

Vacina contra bronquiolite chegava a R$1,6 mil

A vacina contra a bronquiolite, anteriormente, disponível apenas na rede privada, chega a custar R$ 1,6 mil no particular. A nutricionista na área de pediatria do Hospital de Clínicas, Mônica Gemin Rodrigues, de 32 anos, gestante de 35 semanas fala sobre expectativas da vacina.

LEIA TAMBÉM

“Estava ansiosa, esperando chegar para a gente no SUS, porque é uma vacina muito cara no particular. Hoje é um dia bem legal, importante, por estarmos conseguindo receber agora essa vacina”, avaliou.

Mulheres grávidas podem se vacinar

A vacina contra a bronquiolite é de dose única, a cada gestação. Outras vacinas de rotina da gestante, como a dTpa (coqueluche, difteria e tétano), contra influenza e covid-19, podem ser realizadas simultaneamente.

Não há restrição em relação à idade materna. Para se vacinar contra o VSR na rede municipal da Saúde de Curitiba, é preciso estar com 28 semanas de gestação ou mais e apresentar documento de identidade com foto.

Estima-se que Curitiba tenha 13,5 mil gestantes, cerca de 4,5 mil estariam elegíveis para a vacinação já neste momento, pois estariam com a idade gestacional mínima preconizada para esta imunização.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br