tradição natalina
Caravana de Natal da Coca-Cola chega ao Paraná nesta sexta
Saúde pública
Paraná supera a média nacional em 2025 na aplicação da vacina contra HPV.
O Paraná se destacou entre os Estados do país com a melhor cobertura vacinal contra o HPV em 2025. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que o Estado alcançou índices acima de 85% em meninos e meninas de 9 a 14 anos.
No ranking nacional, o Paraná ficou na 3ª posição entre os meninos e na 4ª entre as meninas, superando a média brasileira nos dois públicos.
Entre as meninas, a cobertura vacinal contra o HPV chegou a 94,9%, ultrapassando a meta ideal de 90% e ficando acima da média nacional, que é de 83%. O desempenho mantém o Estado entre os líderes em imunização no país.
Já entre os meninos, o índice foi de 86,8%, também superior à média nacional masculina, de 71,1%, reforçando o equilíbrio da campanha entre os sexos.
LEIA TAMBÉM
Apesar da boa adesão entre jovens de 9 a 14 anos, ainda há adolescentes de 15 a 19 anos que não se vacinaram na faixa etária recomendada. A vacina contra o HPV segue disponível também para esse público.
A imunização é oferecida gratuitamente nas unidades básicas de saúde e salas de vacinação, sendo considerada a principal forma de prevenção contra cânceres como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe.
O HPV é um vírus comum, que muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode evoluir para doenças graves ao longo do tempo. A vacina atua estimulando o sistema imunológico a criar defesas contra o vírus.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS