Saúde
Streptococcus do grupo A pode evoluir rápido se não for diagnosticado
prevenção
Vacinas devem ser distribuidas a partir da segunda quinzena de novembro.
As mulheres gestantes do Paraná terão acesso a uma nova vacina no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), o imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
A previsão é que o Estado distribuia vacinas para 138.008 gestantes, número estimado de mulheres aptas a serem vacinadas.
A nova vacina para gestantes será aplicada em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna.
LEIA TAMBÉM
O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia.
A gestante, ao ser vacinada, transfere anticorpos ao feto através da placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.
No caso do novo imunizante, o vírus sincicial respiratório é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses.
A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar. Durante a gestação, a vacina protege a mãe e o bebê.
Pelo SUS, o calendário nacional inclui os seguintes imunizantes recomendados para gestantes:
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS