Polêmico
Cofen autoriza enfermeiros a prescreverem antibióticos
Saúde
A vacina protege os jovens contra vários tipos de câncer causados pelo HPV
Com a prorrogação do Ministério da Saúde, os jovens de 15 a 19 anos podem tomar a vacina contra a HPV em Curitiba até junho deste ano.
A vacina protege os jovens contra vários tipos de câncer causados pelo papilomavírus humano (HPV). A campanha, que estava prevista para terminar em dezembro de 2025, foi prorrogada até junho de 2026 para atingir maior número de jovens não vacinados, a maioria homens.
Em Curitiba, cerca de 20 mil jovens ainda não se vacinaram contra a HPV. O imunizante está disponível nas Unidades de Saúde, com endereços e horários de atendimento das unidades disponíveis no site Imuniza Já Curitiba.
LEIA TAMBÉM
No calendário Nacional de Imunização do SUS, o imunizante está disponível desde 2014 para meninas entre 9 e 14 anos e desde 2017 para meninos da mesma idade. Fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, a vacina do HPV pode ser encontrada nas clínicas de imunização particulares.
O HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. Na maioria das pessoas, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas e, em alguns casos, pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais de adoecimento.
Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas são contaminadas com o vírus em algum momento da vida. A vacinação na infância, para meninos e meninas, evita a contaminação antes do início da vida sexual, prevenindo a ocorrência de diversos tipos de cânceres.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Polêmico
Saúde
Boletim de Balneabilidade
Iniciativa pôlemica