Saúde alerta
Aumento de doenças meningocócicas preocupa autoridades no Paraná
MUDANÇA NO ESQUEMA VACINAL
A mudança amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite
A vacina da meningite AWCY passará a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças com 12 meses.
A mudança na vacina meningocócica ACWY foi anunciada pelo Ministério da Saúde e amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite.
Antes da mudança, o esquema da vacina da meningite incluía duas doses do imunizante meningocócico C, aplicadas aos três e cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose aos 12 meses.
LEIA TAMBÉM
Com a atualização, o reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY – que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y – que antes era aplicada, na rede pública, somente em adolescentes entre 11 e 14 anos.
O Ministério da Saúde informou, em nota, que as crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento.
No entanto, as crianças que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY.
A meningite é uma inflamação das meninges, podendo ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, parasitas) ou por fatores não infecciosos, como câncer, lúpus, medicamentos e traumatismos. As bacterianas são mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e verão.
Em 2025, o Brasil já registrou 4.406 casos de meningite: 1.731 bacterianos, 1.584 virais e 1.091 de outras causas ou não identificados, de acordo com o ministério. Vacinas disponíveis no SUS, como BCG, penta e pneumocócicas, também oferecem proteção contra formas da doença.
Acesse o Massa.com.br para encontrar mais notícias sobre saúde.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saúde Pública
Saúde e Fiscalização
Saúde alerta
PARANÁ EM ALERTA!