FIQUE ATENTO!
UPA de Curitiba fecha para reforma: veja como ser atendido
Saúde
O casal disse que não pretende vacinar as crianças por medo de possíveis reações.
A vacina obrigatória para crianças poderá gerar multa de até R$ 5 mil para os pais de cinco crianças em Faxinal, no Norte do Paraná.
A pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), a Vara da Infância e da Juventude determinou que o casal vacine os cinco filhos em até cinco dias, seguindo o Programa Nacional de Imunizações.
Se a ordem de vacina obrigatória para crianças não for cumprida, os pais poderão pagar multa de R$ 1 mil por filho e ainda sofrer outras punições previstas em lei (como a perda temporária da guarda ou acolhimento institucional das crianças).
LEIA TAMBÉM
O caso chegou ao MPPR em julho, após a Unidade Básica de Saúde (UBS) informar que quatro crianças e um adolescente da mesma família estavam com vacinas atrasadas. O bebê mais novo, de cinco meses, não havia recebido nenhuma dose, nem mesmo a BCG, aplicada ao nascer. A UBS chegou a chamar os pais para vacinar os filhos, mas eles recusaram.
Em reunião com a Promotoria, o casal disse que não pretende imunizar as crianças por medo de possíveis reações às vacinas, embora não exista contraindicação médica. A recusa, segundo eles, é apenas por convicção pessoal.
Diante disso, o MPPR entrou com uma ação pedindo que a Justiça obrigue os pais a vacinar os filhos. O pedido incluía urgência, para evitar que as crianças e o adolescente ficassem expostos a doenças que poderiam ser prevenidas.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Saúde Pública
FIQUE ATENTO!
Fofocas
COLORINDO BONS HÁBITOS