Saúde Pública
Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para reforçar o Paraná
Saúde Pública
Primeiras doses da vacina contra o vírus sincicial chegam ao Paraná e serão distribuídas às regionais de saúde para aplicação em gestantes a partir de 28 semanas.
O Paraná recebeu nesta quarta-feira (3) as primeiras vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinadas a gestantes a partir da 28ª semana. A vacina é importante para prevenir infecções graves em recém-nascidos.
As 37.120 doses já estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e serão encaminhadas às 22 Regionais de Saúde. A Secretaria da Saúde iniciou a separação das doses, que chegarão aos municípios de forma proporcional ao envio do Ministério da Saúde.
A estimativa do Estado é imunizar mais de 138 mil gestantes, o que reforça a importância da nova estratégia de proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
Segundo a pasta, um novo lote deve chegar ainda em dezembro. A expectativa é que os municípios estejam prontos para iniciar a aplicação já na próxima segunda-feira (8).
LEIA TAMBÉM
A vacina contra o VSR, aplicada em dose única, tem o objetivo de proteger o bebê nos primeiros seis meses de vida, período em que há maior vulnerabilidade para quadros graves, como bronquiolite e pneumonia.
A transferência de anticorpos da mãe para o bebê ocorre pela placenta, reduzindo significativamente o risco de infecções respiratórias graves.
O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, e aparece todos os anos entre os vírus mais identificados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR).
A seguir, confira a distribuição do primeiro lote:
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS