sonhos
Curitiba terá casamento coletivo gratuito; veja como participar
vacina salva
Vacina contra Vírus Sincicial Respiratório já está em 368 cidades do Paraná.
A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório já está sendo aplicada em 368 cidades do Paraná, reforçando a estratégia estadual de proteção dos recém-nascidos contra a bronquiolite.
O imunizante, indicado para mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação, garante proteção aos bebês até os seis meses de vida, ampliando a cobertura de prevenção de doenças respiratórias comuns no período neonatal.
Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizado na última terça-feira (9), mostra que 274 municípios iniciaram a imunização. Outras 94 cidades começaram a aplicar a vacina VSR nesta quarta-feira (10), consolidando o avanço do programa de vacinação materna.
LEIA TAMBÉM
Segundo as informações repassadas pelos municípios, mais 23 cidades devem iniciar a vacinação até sexta-feira (12).
Outras sete darão início à aplicação na próxima semana, garantindo que os 399 municípios paranaenses realizem a imunização com o novo imunizante integrado ao calendário do SUS.
As autoridades de saúde reforçam a importância da adesão das gestantes, destacando que a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório reduz o risco de internações e complicações respiratórias, como a bronquiolite.
O Paraná aguarda novo envio de doses pelo Ministério da Saúde. A expectativa é imunizar mais de 138 mil gestantes, ampliando a proteção dos recém-nascidos e reduzindo a incidência de doenças respiratórias graves.
O imunizante, antes disponível apenas na rede privada ao custo médio de R$ 1,6 mil, passou a integrar o calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde neste ano, tornando-se a vacina mais cara já disponibilizada no País.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
VACINA GRATUITA!
preocupação
saúde pública
Saúde Pública