Saúde

Vigilância Sanitária do Paraná realizou quase 25 mil ações desde início da pandemia

alcool-gel

A Vigilância Sanitária do Paraná executou quase 25 mil ações relacionadas à pandemia do coronavírus desde a confirmação dos primeiros casos. Foram mais de 20 mil ações de inspeção relacionadas à doença e cerca de 1,6 mil educativas junto à população, como palestras, orientações, entrega de material e informações a respeito das medidas de prevenção e controle.

O total de medidas voltadas ao setor regulado passa de 2,6 mil. São lives, capacitações e treinamentos online voltados aos mais diversos temas, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), higiene de mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfecção de ambientes, fabricação de produtos e equipamentos relacionados à pandemia.

O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), véspera do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, conforme lei federal 13.098, de 27 de janeiro de 2015.

No Paraná, o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária é constituído pela Vigilância Sanitária Estadual, estruturada na Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, junto à Coordenadoria de Vigilância Sanitária, com núcleos nas 22 Regionais de Saúde, e pelas Vigilâncias Sanitárias municipais nos 399 municípios do Paraná, permitindo atuação regionalizada e descentralizada em todo o Estado.

Informações da Agência Estadual de Notícias