Nova determinação

Anvisa proíbe famoso xarope para tosse por falta de registro

Além deste, outros medicamentos e suplementos também foram retirados do mercado.

xarope-da-vovo-isabel-para-tosse-proibido
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e as vendas do Xarope da Vovó e sua variação Xarope da Vovó Isabel.

A medida veta toda a operação da empresa: fabricação, distribuição, comercialização, importação, propaganda e uso do medicamento.

Apesar da marca ser bastante conhecida, o produto estava sendo anunciado e comercializado sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

Junto com Xarope da Vovó, Anvisa proíbe outros medicamentos

Além do Xarope da Vovó, a Anvisa também suspendeu três outros produtos fabricados pela empresa Grupo Nutra Nutri Ltda:

  • Colágeno + Vitamina C
  • L-Treonato de Magnésio
  • Espinheira Santa

Esses medicamentos também não possuem registro sanitário. Além disso, a empresa responsável pela produção não tem autorização de funcionamento para atuar como laboratório farmacêutico, o que agrava a irregularidade.

LEIA TAMBÉM

Outro item retirado do mercado pela Anvisa foi o suplemento alimentar Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%), da empresa Akron Pharma Ltda.

A suspensão ocorreu após verificação de que o processo de extração do extrato não atende às normas legais, o que compromete a qualidade do produto. Todos os lotes foram recolhidos

Xarope da Vovó, medicamentos, suplementos e toxina botulínica proibidos

A Anvisa também determinou o recolhimento de um lote falsificado da toxina botulínica Dysport, usada em tratamentos estéticos e médicos.

O lote L42158 foi denunciado pela própria fabricante, que afirmou não ter produzido esse material. Com isso, a venda, o uso e a distribuição desse lote estão proibidos em todo o país.

Este já é o terceiro caso de falsificação do mesmo produto só em 2025. A Anvisa alerta para que qualquer suspeita seja denunciada por profissionais e consumidores.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.