ACIDENTE!
Trem parte biarticulado ao meio e deixa 11 pessoas feridas
IMPRESSIONANTE!
Ao todo, 25 passageiros estavam no ônibus.
Imagens de câmeras de segurança recebidas pela Rede Massa | SBT mostram o acidente de trem em Curitiba (assista o vídeo ao final da matéria). O caso aconteceu na noite desta terça-feira (22), no bairro Cabral, e envolveu um ônibus.
O biarticulado foi atingido pela locomotiva enquanto passava pela linha férrea. Com o impacto, o transporte coletivo foi partido ao meio.
Ao todo, 25 passageiros estavam no ônibus durante o acidente com o trem em Curitiba. De acordo com o tenente Batista, do Corpo de Bombeiros, nove pessoas tiveram ferimentos leves e duas sofreram ferimentos moderados.
De acordo com o tenente Cunha, do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar, o motorista do ônibus relatou que o trem não emitiu nenhum sinal sonoro. Já o maquinista, por sua vez, afirmou ter seguido todos os protocolos padrão.
LEIA TAMBÉM
Em nota, a Rumo informou que o ônibus cruzou a preferencial e afirmou que o maquinista realizou os procedimentos padrões. Confira na íntegra:
“Um ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível na noite de ontem (22), no bairro Cabral, em Curitiba (PR). O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.
Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada.
De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212).”
Em nota, a Urbs lamentou o acidente e afirmou que as equipes de fiscalização foram até o local no momento do acidente e auxiliaram no atendimento das vítimas. Além disso, a empresa informou que a Prefeitura tem cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital. Veja:
“A Urbs lamenta profundamente o acidente ocorrido no final da noite dessa terça-feira (22/7), entre um ônibus biarticulado da linha Ligeirão Norte/Sul e um trem, na passagem de nível localizada na Avenida Paraná.
As equipes de fiscalização foram até o local no momento do acidente e auxiliaram no atendimento das 11 vítimas, que sofreram ferimentos. As condições do acidente ainda serão apuradas e redobrada à atenção aos passageiros que estavam no ônibus.
A Prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital. O próprio prefeito Eduardo Pimentel tem participado de uma série de reuniões com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e com o Ministério dos Transportes para viabilizar um contorno ferroviário.”
O prefeito Eduardo Pimentel afirmou estar preocupado com a situação e relatou que já conversou com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a retirada dos trens de carga que passam pela região central de Curitiba.
Já a Transporte Coletivo Glória, empresa responsável pelo ônibus, lamentou o ocorrido e reiterou seu compromisso com a segurança dos passageiros e a qualidade do transporte público. Veja:
“A Transporte Coletivo Glória informa que, infelizmente, um de seus veículos se envolveu em um acidente na noite de ontem (22), por volta das 23h30, no bairro Cabral, em Curitiba. O ônibus biarticulado, que operava a linha 250 – Ligeirão Norte/Sul, colidiu com um trem em um cruzamento ferroviário da região.
No momento do incidente, havia 25 pessoas a bordo. Nove passageiros sofreram ferimentos, que, a princípio, foram classificados como leves. Todos foram prontamente atendidos. As causas do acidente estão sendo apuradas.
A Transporte Coletivo Glória lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros e a qualidade do transporte público.”
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) também se manifestou. Em nota, a empresa lamentou o acidente e afirmou que tem se manifestado de forma sistemática junto aos órgãos federais competentes sobre os riscos e impactos da circulação de trens de carga em regiões urbanizadas de Curitiba.
“A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) lamenta o grave acidente ocorrido na noite desta terça-feira (22), na Avenida Paraná, em Curitiba, envolvendo um ônibus biarticulado do transporte coletivo e um trem de carga, que resultou em feridos e mobilizou as equipes de emergência.
Desde 2019, a AMEP tem se manifestado de forma sistemática junto aos órgãos federais competentes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes, sobre os riscos e impactos da circulação de trens de carga em regiões densamente urbanizadas da capital paranaense. A Agência tem participado de diversas reuniões técnicas e institucionais, cobrando alternativas concretas que promovam a retirada ou readequação do traçado ferroviário nas áreas centrais. Inclusive, apontando alternativas como a substituição do transporte ferroviário por rodoviário neste referido traçado.
A AMEP seguirá atuando de forma propositiva para que esse tema avance com a urgência necessária, a fim de garantir mais segurança à população e sem riscos para quem circula diariamente pela capital e Região Metropolitana.
As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil do Paraná (PCPR). Assista o momento da batida!
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Operação frustrada
Reforço na segurança
15 tiros
Calote alto