Segurança
Nova diretriz da OMS sobre adoçantes será avaliada pela Anvisa


A nova diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre adoçantes sem açúcar será avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, demais entes do governo e atores não governamentais.
O órgão das Nações Unidas publicou, nesta segunda-feira (15), uma nota em que desaconselha o uso desse produto para controlar o peso ou para reduzir o risco de doenças não transmissíveis.
A Anvisa informou que destacou que o estudo da OMS não tem como objetivo rever o perfil de segurança dos adoçantes sem açúcar:
“A recomendação é condicional, já que há necessidade de reunir mais informações sobre as consequências versus os benefícios da sua adoção, sugerindo aos países que ampliem a discussão em seus territórios, incluindo dados sobre a extensão de consumo dessas substâncias pela população nacional”,
diz a agência.
Veja também:
A Anvisa ressalta, ainda, que o uso de adoçantes no Brasil deve ser autorizado pela agência — que faz as avaliações de segurança desses produtos.
“A análise é realizada com base nas diretrizes do Comitê de Especialistas em Avaliação de Segurança de Aditivos Alimentares da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da OMS”,
finaliza a agência.